A ORGANIZAÇÃO ARGUMENTATIVA DA LINGUAGEM NA CRIAÇÃO DE CONTEXTOS COLABORATIVOS NAS AULAS DE LITERATURA

Autores

  • Rodolfo Meissner ROLANDO PUC/SP

Palavras-chave:

Linguagem, Ensino de Línguas, Formação do Professor.

Resumo

A escolarização da literatura vem sendo objeto de muitas críticas e discussões entre pesquisadores, professores e alunos. Nesse sentido, um dos principais fatores que contribuem para a inadequada escolarização literária (Soares, 2011) está no sileciamento dos sentidos discentes despertados no processo de recepção da leitura literária. Com o intuito de contribuir para a superação desse problema, o presente artigo tem o objetivo de discutir a organização argumentativa da linguagem na criação de contextos colaborativos nas aulas de literatura. Acredita-se que, desse modo, o estudante possa se envolver mais com a leitura do texto literário, impulsionando, assim, a sua formação leitora. Tal discussão se ancora teoricamente nos estudos sobre argumentação realizados por Liberali (2014) e no conceito de colaboração, conforme proposto por Magalhães (2011, 2016), Magalhães e Oliveira (2016), entre outros autores. Espera-se, a partir das reflexões aqui expostas, contribuir para ressignificar o ensino de literatura, favorecendo a criação de relações colaborativas em sala de aula e potencializando práticas de leitura literária mais coadunadas com o interesse discente.

Biografia do Autor

Rodolfo Meissner ROLANDO, PUC/SP

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté. Doutorando em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC/SP.

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Publicado

2017-08-22

Edição

Seção

Artigos