BREVE MAPEAMENTO DA ABORDAGEM DAS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NO BRASIL
Autores
Vanessa Lopes Lourenço HANES
Universidade Federal Fluminense
Resumo
O presente artigo teve como objetivo desenvolver um estado da arte que mapeasse as publicações mais relevantes em nível nacional tendo como tema as abordagens das variações linguísticas no ensino de língua inglesa no Brasil. As pesquisas bibliográficas empreendidas demostraram que as pesquisas que associam o ensino da língua inglesa e a variação linguística no Brasil são poucas e consideravelmente recentes. Porém, indicaram também que tem ocorrido um aumento no espaço dado à questão da variação nas propostas curriculares voltadas a diferentes públicos, embora na prática a temática ainda seja pouco abordada nos materiais didáticos utilizados. Notou-se grande proximidade entre as perspectivas dos multiletramentos e do letramento crítico e os debates acerca do ensino das variações da língua inglesa no Brasil.
Biografia do Autor
Vanessa Lopes Lourenço HANES, Universidade Federal Fluminense
Professora Adjunta do Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas, setor de Língua Inglesa, na Universidade Federal Fluminense.