BREVE MAPEAMENTO DA ABORDAGEM DAS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NO BRASIL

Autores/as

  • Vanessa Lopes Lourenço HANES Universidade Federal Fluminense

Resumen

O presente artigo teve como objetivo desenvolver um estado da arte que mapeasse as publicações mais relevantes em nível nacional tendo como tema as abordagens das variações linguísticas no ensino de língua inglesa no Brasil. As pesquisas bibliográficas empreendidas demostraram que as pesquisas que associam o ensino da língua inglesa e a variação linguística no Brasil são poucas e consideravelmente recentes. Porém, indicaram também que tem ocorrido um aumento no espaço dado à questão da variação nas propostas curriculares voltadas a diferentes públicos, embora na prática a temática ainda seja pouco abordada nos materiais didáticos utilizados. Notou-se grande proximidade entre as perspectivas dos multiletramentos e do letramento crítico e os debates acerca do ensino das variações da língua inglesa no Brasil.

Biografía del autor/a

Vanessa Lopes Lourenço HANES, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta do Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas, setor de Língua Inglesa, na Universidade Federal Fluminense.

Publicado

2018-01-08

Número

Sección

Artigos