A BNCC E O PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO. O QUE HÁ DE INTERDISCIPLINAR NA ÁREA DE LINGUAGENS E CÓDIGOS?

Autores

  • Grassinete Albuquerque OLIVEIRA Universidade Federal do Acre

Palavras-chave:

BNCC. Formação Continuada. Interdisciplinaridade. Linguagens e Códigos

Resumo

Esse artigo objetiva discutir como a formação continuada oferecida pelo MEC, desde 2014, denominada Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (Pacto), interage com as questões interdisciplinares que são abordadas na segunda versão da Base Nacional Comum Curricular, (BNCC). Para esse propósito, além dos Documentos Oficiais que norteiam a Educação Básica, autores como Japiassu (1976), Frigotto (1995), Fazenda (1979 ) e Morin (2002) nos auxiliarão a compreender de que modo os temas sociais emergentes servem como campo fértil para promover, por meio da interdisciplinaridade, capacidades de interpretação, análise, hipótese, argumentação, contra-argumentação, além de estimular o senso crítico dos alunos e associar o que se aprende dentro do contexto escolar com o que se vivem fora dele. Por ser tratar de análise teórica, esperamos concluir que o educador em formação contínua e a BNCC consideram que o principal compromisso da educação é proporcionar aos educandos diferentes habilidades/competências para que se beneficiem das oportunidades oferecidas pela educação ao longo da vida (UNESCO, 2010). 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2017-04-05

Como Citar

OLIVEIRA, G. A. (2017). A BNCC E O PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO. O QUE HÁ DE INTERDISCIPLINAR NA ÁREA DE LINGUAGENS E CÓDIGOS?. Caminhos Em Linguística Aplicada, 17(3), 192–210. Recuperado de https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/2488

Edição

Seção

Artigos