INFERÊNCIAS LÓGICAS E PRAGMÁTICAS: ASPECTOS TEÓRICOS RELEVANTES PARA A CONSOLIDAÇÃO DA HABILIDADE DE REALIZAR INFERÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Palavras-chave:
Leitura, Inferência, Educação BásicaResumo
Avaliações em Larga Escala têm demonstrado que a educação pública brasileira precisa progredir em leitura. A partir dessa constatação, este artigo seleciona uma perspectiva de ensino de leitura, a sociocognitiva, para discutir as contribuições do ensino de inferências lógicas e pragmáticas em atividades de leitura realizadas na Educação Básica. Após realizar uma abordagem panorâmica do estudo das inferências, parte-se do princípio de que tal habilidade não é instintiva ou natural, mas desenvolvida, sendo moldada e apurada pela experiência. Ao fim, defende-se a associação entre ensino/discussão explícita e experiência leitora ativa como um promissor caminho a ser trilhado nas aulas de leitura.Downloads
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Publicado
2018-01-08
Como Citar
RIBEIRO, M. C. M. de A., & NUMES, C. T. P. (2018). INFERÊNCIAS LÓGICAS E PRAGMÁTICAS: ASPECTOS TEÓRICOS RELEVANTES PARA A CONSOLIDAÇÃO DA HABILIDADE DE REALIZAR INFERÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Caminhos Em Linguística Aplicada, 18(1), 271–294. Recuperado de https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/2501
Edição
Seção
Artigos