INFERÊNCIAS LÓGICAS E PRAGMÁTICAS: ASPECTOS TEÓRICOS RELEVANTES PARA A CONSOLIDAÇÃO DA HABILIDADE DE REALIZAR INFERÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autores
Maria Clara Maciel de Araújo RIBEIRO
Universidade Estadual de Montes Claros
Claudia Tatiana Prates NUMES
Rede Municipal de Ensino de Montes Claros
Palavras-chave:
Leitura, Inferência, Educação Básica
Resumo
Avaliações em Larga Escala têm demonstrado que a educação pública brasileira precisa progredir em leitura. A partir dessa constatação, este artigo seleciona uma perspectiva de ensino de leitura, a sociocognitiva, para discutir as contribuições do ensino de inferências lógicas e pragmáticas em atividades de leitura realizadas na Educação Básica. Após realizar uma abordagem panorâmica do estudo das inferências, parte-se do princípio de que tal habilidade não é instintiva ou natural, mas desenvolvida, sendo moldada e apurada pela experiência. Ao fim, defende-se a associação entre ensino/discussão explícita e experiência leitora ativa como um promissor caminho a ser trilhado nas aulas de leitura.
Biografia do Autor
Maria Clara Maciel de Araújo RIBEIRO, Universidade Estadual de Montes Claros
Mestre e Doutora em Estudos Linguísticos pela UFMG. Professora do Depto de Letras e do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual de Montes Claros.
Claudia Tatiana Prates NUMES, Rede Municipal de Ensino de Montes Claros
Graduada em Letras-Português e Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Montes Claros. Professora da rede municipal de ensino de Montes Claros.