O DESENVOLVIMENTO DE AGÊNCIA EM SALA DE AULA: O RESGATE DA VOZ DISCENTE NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

Autores

  • Rodolfo Meissner ROLANDO PUC/SP

Palavras-chave:

Agência, TASHC, Silenciamento discente.

Resumo

As aulas de língua e literatura, quando organizadas em uma perspectiva tradicional, contribuem para o silenciamento discente, o que dificulta o surgimento da criatividade e do pensamento crítico em sala de aula. Nesse sentido, faz-se mister (re)pensar a organização dessas aulas a fim de recuperar o seu potencial crítico e transformativo. Assim, o objetivo deste artigo é discutir, à luz da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural (TASHC), como o desenvolvimento de agência pode contribuir para superar as “ações silenciadoras” ainda observáveis em práticas tradicionais nas aulas de língua portuguesa e literatura. Os dados selecionados para exemplificar a discussão deste artigo foram extraídos da pesquisa de doutoramento do autor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Pretende-se, por meio dessa discussão, contribuir para ressignificar o ensino-aprendizagem de língua e literatura de forma a valorizar a autonomia e a criticidade dos sujeitos em sala de aula.

Biografia do Autor

Rodolfo Meissner ROLANDO, PUC/SP

Doutorando em Linguística Aplicada pela PUC/SP.

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Publicado

2018-10-06

Edição

Seção

Artigos