O GÊNERO RESENHA EM SALA DE AULA

Autores

  • Adriane Teresinha SARTORI Universidade Federal de Minas Gerais
  • Cynthia Iuryath REZENDE

Palavras-chave:

Gênero discursivo. Resenha. Leitura. Escrita.

Resumo

Resumo: Este artigo visa apresentar uma síntese de um trabalho realizado com alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública de Belo Horizonte, objetivando ensiná-los a ler (compreender/interpretar) e a escrever resenha, um gênero discursivo multifacetado, que atravessa várias esferas da atividade humana. Embasada em abordagem qualitativa, esta pesquisa tem resenhas estudadas em aula e produzidas pelos alunos como instrumentos fundamentais de análise. Os dados gerados revelam a necessidade de oferecer aos estudantes vários exemplares de textos diferenciados de um mesmo gênero, para ajudá-los a compreender a complexidade que envolve esse gênero, bem como a necessidade de o estudante, ao produzir um texto, definir claramente seus propósitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2019-03-23

Como Citar

SARTORI, A. T., & REZENDE, C. I. (2019). O GÊNERO RESENHA EM SALA DE AULA. Caminhos Em Linguística Aplicada, 20(1), 191–216. Recuperado de https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/2625

Edição

Seção

Artigos