ENSINO DE TEXTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: FORMULANDO E REFORMULANDO PRÁTICAS

Autores

  • Daniela FAVERO NETTO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Palavras-chave:

Prática de textos. Educação básica. Qualidades discursivas.

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa cujo objetivo foi compreender a contribuição de Guedes (2009) para a qualidade dos textos de alunos do Ensino Médio, a partir do desenvolvimento das qualidades discursivas apontadas pelo autor e, como consequência, para o reconhecimento do destinatário nos textos. As estratégias metodológicas baseiam-se na pesquisa-ação. O corpus se constituiu de textos de alunos do segundo ano do Colégio de Aplicação da UFRGS. Durante as práticas, foram realizadas anotações sobre comentários, perguntas e situações consideradas importantes para a análise. Buscou-se atingir os seguintes objetivos: relacionar os estudos de Guedes e Bakhtin e compará-lo a outros autores, situando-o no âmbito dos estudos dialógicos; analisar as qualidades discursivas e sua contribuição para o aprimoramento dos textos; e discorrer sobre os efeitos práticos da leitura oral dos textos em aula. Resultados: a) as discussões levaram os alunos à busca da significação de termos utilizados, à reorganização de ideias e a uma nova abordagem, para tornar claro o texto; b) o reconhecimento do interlocutor tornou-se concreto, pois os textos foram produzidos para leitores daquela esfera comum; c) a opção por propostas, e não temas, parece facilitar a consolidação da unidade temática e do questionamento, além de estimular a prática; d) os alunos perceberam que diferentes sequências textuais perpassam os diferentes gêneros discursivos; e) houve apropriação de vocabulário relacionado ao estudo de texto; f) é preciso desenvolver estratégias para que os alunos se sintam capazes de produzir conhecimento, habilidade que também o professor precisa exercitar para melhor auxiliá-los. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daniela FAVERO NETTO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Doutora em Linguística Aplicada pela UFRGS

Professora do Colégio de Aplicação da UFRGS

Departamento de Comunicação - Área de Língua Portuguesa e Literatura/ Membro da Comissão de Pesquisa - COMPESQ-CAp-UFRGS


Downloads

Publicado

2018-10-06

Edição

Seção

Artigos