INTERAGINDO EM PORTUGUÊS (BRASILEIRO COMO LÍNGUA ADICIONAL): A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NO GÊNERO CAMPANHA PUBLICITÁRIA

Autores

Palavras-chave:

Pistas contextualizadoras. Abordagem multimodal interacional e cultural. Livro Didático. Português brasileiro como língua adicional.

Resumo

Com este trabalho, enquadrado na sociolinguística interacional, almejamos evidenciar as potenciais redes de sentidos disponíveis em um texto (campanha publicitária de uso de cinto de segurança) do livro didático Interagindo em Português (GRANNIER; HENRIQUES, 2001). Para tanto, concebemos que tais sentidos são potencialmente desvelados (e construídos) a partir de pistas contextualizadoras (GUMPERZ, 1982; AUTOR X, 2009, 2017), presentes em textos, de constituição multimodal (KRESS, 2015; JEWITT, 2011a [2009], 2011b [2009]), inscritos em uma abordagem interacional (NORRIS, 2004, 2006, 2011a [2009], 2011b, 2013) e cultural (SCOLLON; SCOLLON, 2011 [2009]). De natureza qualitativa, nosso estudo conjuga, metodologicamente, a análise semiótica de imagens paradas (PENN, 2002) e a análise de discurso (GILL, 2002) crítica (FAIRCLOUGH, 2001, 2003, 2011 [2004], 2012; MAGALHÃES et al., 2017). Nossos dados revelaram, como resultado de pesquisa, que a ocorrência de pistas, de ordem linguística e não linguística (e, portanto, de caráter multimodal), contribui para a construção conjunta de sentidos entre os atores sociais, ampliando-se, assim, a leitura do texto por estudantes de português brasileiro como língua adicional.

Biografia do Autor

Rodrigo ALBUQUERQUE, Universidade de Brasília

É professor adjunto I no Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP) da Universidade de Brasília, credenciado ao Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGL) da mesma instituição. Atua, especialmente, nas áreas de sociolinguística interacional, estudos etnográficos, cognição social, linguística de texto e ensino de português brasileiro como primeira língua e como língua adicional. Sobre a formação acadêmica, é doutor em Linguística pela Universidade de Brasília, Mestre em Linguística pela mesma universidade e graduado em Letras Português do Brasil como Segunda Língua também pela UnB. É também líder do grupo de pesquisa (Im)polidez em diferentes contextos sócio/interculturais, cadastrado no CNPq.

Talita Berocan de Souza ARAUJO, Universidade de Brasília

Possui graduação em Letras - Português do Brasil como Segunda Língua pela Universidade de Brasília (2017). Atualmente é professora temporária na Secretaria de Educação do Distrito Federal. Atua, especialmente, com correção de redações e aulas voltadas para leitura e produção de textos.

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Publicado

2020-05-31

Edição

Seção

Artigos