UMA ANÁLISE DA INTERAÇÃO, LINGUAGEM E DO VOCABULÁRIO EM MATERIAIS DIDÁTICOS PRODUZIDOS PARA A EaD
Palavras-chave:
Avaliação de materiais. Elaboração de material didático. Ensino a distância.Resumo
: A elaboração de materiais didáticos para a educação a distância (EaD) tem despertado o interesse de muitos pesquisadores na medida em que avança o crescimento dessa modalidade de ensino tanto no Brasil como em muitas partes do mundo. Podemos considerar que um material didático de qualidade é um instrumento valiosíssimo para o professor, uma vez que pode auxiliá-lo bastante em suas ações pedagógicas. No presente trabalho, buscamos apresentar os resultados da análise que efetuamos de materiais didáticos construídos para uma disciplina a ser ofertada no nível de mestrado em Educação Religiosa, na modalidade de EaD. Trata-se de uma pesquisa descritiva e de cunho qualitativo. Os dados examinados foram gerados a partir de uma ficha de sondagem e de questionários respondidos pelos sujeitos participantes de uma disciplina piloto, elaborada com o fim de balizar os materiais construídos. Os resultados da análise apontam que o material elaborado atende parcialmente às necessidades dos alunos, mas precisa de ajustes no tocante às dimensões analisadas, a saber: estrutura, navegabilidade, interação, linguagem e vocabulário. Como desdobramento da investigação empreendida, pretendemos contribuir com a discussão sobre avaliação e elaboração de material didático num viés interativo.