REFORMAS CURRICULARES NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Palavras-chave:
Reformas curriculares. Ensino. Língua portuguesa. Educação básica.Resumo
A proposta deste estudo é a de examinar, de um ponto de vista histórico e crítico, as diferentes propostas curriculares para o ensino básico de Língua Portuguesa que foram surgindo ao longo dos anos (Guias Curriculares, 1975; Proposta Curricular, 1987; Parâmetros Curriculares Nacionais, 1998; Base Nacional Comum Curricular, 2018), estabelecendo um diálogo com estudos já realizados sobre a constituição da disciplina. Para isso, os documentos serão discutidos de forma cronológica, como diferentes momentos da construção curricular para o ensino de Língua Portuguesa, com ênfase para a “novidade” trazida por eles em resposta às demandas colocadas à escola pelo contexto sócio-político e econômico imediato, bem como os consequentes desafios que a partir daí passam a se impor à atividade cotidiana do professor.Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2021-01-26
Como Citar
LIMA, E. S. de. (2021). REFORMAS CURRICULARES NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Caminhos Em Linguística Aplicada, 24(1), 80–100. Recuperado de https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/3065
Edição
Seção
Artigos