UM ENSAIO SOBRE O USO NOVIDADESCO DA INOVAÇÃO: O SUJEITO, O USUÁRIO E O OUTRO
Autores
Carlos Alberto de OLIVEIRA
UNITAU
Palavras-chave:
Formação de professores. Letramento digital. Interfaces digitais. Ensino de línguas.
Resumo
Vivemos imersos em um mundo de interfaces, sejam elas naturais ou artificiais, que nos permite perceber a realidade que nos cerca e na qual nos inserimos. A percepção da realidade que essas interfaces permitem, especialmente as que vigoram no universo digital, media e influencia o acesso às e o trato das informações. Concernente ao processo de ensino-aprendizagem, é necessária uma reflexão sobre os efeitos decorrentes do uso de interfaces digitais e os efeitos decorrentes desse (novo) fazer. Assim, neste trabalho, discutem-se as peculiaridades das interfaces digitais e a necessidade premente de um letramento digital adequado para professores (particularmente, de línguas) no seu processo de formação.
Biografia do Autor
Carlos Alberto de OLIVEIRA, UNITAU
Departamento de Ciências Sociais e Letras Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada