UM ENSAIO SOBRE O USO NOVIDADESCO DA INOVAÇÃO: O SUJEITO, O USUÁRIO E O OUTRO

Autores/as

  • Carlos Alberto de OLIVEIRA UNITAU

Palabras clave:

Formação de professores. Letramento digital. Interfaces digitais. Ensino de línguas.

Resumen

Vivemos imersos em um mundo de interfaces, sejam elas naturais ou artificiais, que nos permite perceber a realidade que nos cerca e na qual nos inserimos. A percepção da realidade que essas interfaces permitem, especialmente as que vigoram no universo digital, media e influencia o acesso às e o trato das informações. Concernente ao processo de ensino-aprendizagem, é necessária uma reflexão sobre os efeitos decorrentes do uso de interfaces digitais e os efeitos decorrentes desse (novo) fazer. Assim, neste trabalho, discutem-se as peculiaridades das interfaces digitais e a necessidade premente de um letramento digital adequado para professores (particularmente, de línguas) no seu processo de formação.

Biografía del autor/a

Carlos Alberto de OLIVEIRA, UNITAU

Departamento de Ciências Sociais e Letras
Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada

Publicado

2021-01-26

Número

Sección

Artigos