ANÁLISE DE AUTOAVALIAÇÕES DE LICENCIANDOS PIBID INGLÊS

Autores

Palavras-chave:

Reflexão crítica. Identidade docente. Avaliatividade.

Resumo

Visamos a investigar como os professores em formação inicial avaliam sua experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Buscamos refletir sobre as transformações identitárias daí decorrentes. O corpus de análise provém de autoavaliações feitas por licenciandos do subprojeto Pibid-Inglês de uma Universidade de Minas Gerais. A análise pautou-se em conceitos de Reflexão Crítica e Identidade Docente, com apoio linguístico no Sistema da Avaliatividade, para se entender significados construídos na linguagem. Este é um estudo de caso, de cunho qualitativo, apoiado em análise documental. Os resultados da pesquisa sinalizam que o Pibid proporciona condições para ressignificação da identidade docente.

Biografia do Autor

Tania Regina de Souza ROMERO, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Graduada em Letras Tradutores e Intérpretes pelo Centro Universitário Ibero Americano (Português, Inglês e Alemão, 1978). Tem mestrado e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989 e 1998) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2007). Atualmente é membro do Conselho Editorial de 9 Revistas Científicas da área, incluindo Intercâmbio (PUC-SP, 1413-4055), Revista D.E.L.T.A. (PUC-SP, 0102-445) e Revista The ESPecialist (PUC-SP, 0102-7077). É Professora Associada no Departamento de Estudos da Linguagem e professora permanente e Coordenadora Adjunta do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal de Lavras. Foi vice-coordenadora e coordenadora do Grupo de Trabalho Formação de Educadores na Linguística Aplicada, vinculado à ANPOLL. Pesquisa na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Desenvolvimento de Educadores, Educação, Ensino-Aprendizagem de Línguas Adicionais, Avaliação de Aprendizagem, Identidade Docente e Linguística Sistêmico-Funcional.

Aline Fernandes MELO, Centro Universitário de Laras

Mestra em Educação, com área de concentração: Formação de Professores e linha de pesquisa: Linguística Aplicada, pela Universidade Federal de Lavras. Especialista em Revisão de Textos pela PUC Minas, nas áreas de conhecimento: Linguística, Letras e Artes. Capacitada em Trabalhos Acadêmicos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas de São Paulo (ABNT-SP). Licenciada em Letras Português/Espanhol e Licenciada em Pedagogia pela Universidade de Franca. Normalista pelo Centro Universitário de Lavras. Membro do núcleo de estudos e pesquisas em tecnologia educacional, inovação e metodologias ativas (NETEIMA/Ufla). Professora adjunta do Centro Universitário de Lavras (Unilavras).

 

Downloads

Publicado

2021-01-26

Edição

Seção

Artigos