ANÁLISE DE AUTOAVALIAÇÕES DE LICENCIANDOS PIBID INGLÊS

Authors

Keywords:

Reflexão crítica. Identidade docente. Avaliatividade.

Abstract

Visamos a investigar como os professores em formação inicial avaliam sua experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Buscamos refletir sobre as transformações identitárias daí decorrentes. O corpus de análise provém de autoavaliações feitas por licenciandos do subprojeto Pibid-Inglês de uma Universidade de Minas Gerais. A análise pautou-se em conceitos de Reflexão Crítica e Identidade Docente, com apoio linguístico no Sistema da Avaliatividade, para se entender significados construídos na linguagem. Este é um estudo de caso, de cunho qualitativo, apoiado em análise documental. Os resultados da pesquisa sinalizam que o Pibid proporciona condições para ressignificação da identidade docente.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Tania Regina de Souza ROMERO, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Graduada em Letras Tradutores e Intérpretes pelo Centro Universitário Ibero Americano (Português, Inglês e Alemão, 1978). Tem mestrado e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989 e 1998) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2007). Atualmente é membro do Conselho Editorial de 9 Revistas Científicas da área, incluindo Intercâmbio (PUC-SP, 1413-4055), Revista D.E.L.T.A. (PUC-SP, 0102-445) e Revista The ESPecialist (PUC-SP, 0102-7077). É Professora Associada no Departamento de Estudos da Linguagem e professora permanente e Coordenadora Adjunta do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal de Lavras. Foi vice-coordenadora e coordenadora do Grupo de Trabalho Formação de Educadores na Linguística Aplicada, vinculado à ANPOLL. Pesquisa na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Desenvolvimento de Educadores, Educação, Ensino-Aprendizagem de Línguas Adicionais, Avaliação de Aprendizagem, Identidade Docente e Linguística Sistêmico-Funcional.

Aline Fernandes MELO, Centro Universitário de Laras

Mestra em Educação, com área de concentração: Formação de Professores e linha de pesquisa: Linguística Aplicada, pela Universidade Federal de Lavras. Especialista em Revisão de Textos pela PUC Minas, nas áreas de conhecimento: Linguística, Letras e Artes. Capacitada em Trabalhos Acadêmicos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas de São Paulo (ABNT-SP). Licenciada em Letras Português/Espanhol e Licenciada em Pedagogia pela Universidade de Franca. Normalista pelo Centro Universitário de Lavras. Membro do núcleo de estudos e pesquisas em tecnologia educacional, inovação e metodologias ativas (NETEIMA/Ufla). Professora adjunta do Centro Universitário de Lavras (Unilavras).

 

Published

2021-01-26

Issue

Section

Artigos