A MATERIALIZAÇÃO DO ENUNCIADO EM MÍDIAS DIGITAIS: O(S) FEMINISMO(S) HIPERTEXTUALIZADO(S) EM POSTS DE FACEBOOK

Autores

Palavras-chave:

Enunciação, Escrita, Facebook, Feminismo, Hipertextualização

Resumo

Atualmente, a influência das tecnologias digitais leva a sociedade a discursivizar seus enunciados através do hipertexto (texto “plástico” que constrói sentido utilizando artifícios do ambiente digital). Tencionando descortinar os potenciais e as prerrogativas dessa nova configuração textual, este trabalho elegeu o Facebook como lócus de investigação e nele perscrutou o fenômeno da hipertextualização a partir de posts de páginas feministas. Para isso, baseou-se nos postulados de Bakhtin (2016) e Xavier (2009). Concluiu-se que o Facebook viabiliza a interação entre seus usuários disponibilizando recursos multimodais. Notou-se, ainda, que a mulher avançou na luta pela equidade de gênero, mas ainda há muito a ser dito e feito.

Biografia do Autor

Filipe Santos GUERRA, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia — UESB

Mestrando em Linguística - com ênfase em Linguística de Texto - pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2020-2022), sendo bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e atuando no projeto temático 'A Escrita do Texto como Processo'. Graduado no curso de Licenciatura em Letras Vernáculas (Português e Respectivas Literaturas) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2019). Desenvolve pesquisa na área de Linguística de Texto, sendo membro e tendo sido bolsista de iniciação científica (IC - CNPq) do Grupo de Pesquisa em Estudos da Língua(gem). Dedica-se, principalmente, aos seguintes temas: gêneros do discurso, (hiper)texto, dialogismo, escrita de militância, discurso LGBTQIA+ e letramento digital. Tem experiência, também, em Linguística Aplicada, investigando a produção textual no ensino básico.

Márcia Helena de Melo PEREIRA, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia — UESB

É doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas, onde também realizou o curso de mestrado em Linguística Aplicada. Atualmente, é professora titular do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin-UESB), campus de Vitória da Conquista, atuando na área de Linguística de Texto. Desenvolve, atualmente, projeto de pesquisa sobre processo de construção de textos, gênese de textos, relação entre estilo individual e estilo de gênero, gêneros digitais, crítica genética, autoria e ensino de texto.

Downloads

Publicado

2021-09-21

Edição

Seção

Artigos