A CONSTRUÇÃO SOCIORRETORICA DE ARTIGOS ACADÊMICOS DA ÁREA DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DA SEÇÃO DE ANÁLISE DO OBJETO HISTÓRICO
Palavras-chave:
Cultura Disciplinar da Área de História, Artigo Acadêmico, Análise sociorretórica.Resumo
Este estudo tem como propósito descrever como a área de História produz e compreende a seção de análise do objeto histórico do gênero artigo acadêmico. Para tanto, apoiamo-nos em estudos de Swales (1990), no que se refere à sua concepção de gêneros e à sua proposta metodológica CARS (Create a Research Space). No que tange ao estudo sobre cultura disciplinar, contamos com as contribuições teóricas de Hyland (2000; 2009) e Pacheco (2020). Nossa pesquisa, de natureza exploratório-descritiva, apresenta um corpus de trinta artigos acadêmicos, distribuídos em quatro periódicos da área de História, com estratificação A1 conforme WebQualis Capes, 2013-2016. Contamos ainda com 10 entrevistas a membros experientes da área em análise a fim de que a própria cultura disciplinar apresentasse seu olhar acerca do referido gênero. De acordo com os dados levantados, percebemos que a seção retórica de análise do objeto histórico dos artigos acadêmicos da cultura disciplinar da área de História configura-se como uma seção extensa responsável por estabelecer um diálogo com outros historiadores em torno do objeto de análise, por discutir acerca das fontes historiográficas bem como por apresentar excertos dessas fontes e por tecer um posicionamento crítico do historiador frente a todas as discussões realizadas ao longo do manuscrito.