A CONSTRUÇÃO SOCIORRETORICA DE ARTIGOS ACADÊMICOS DA ÁREA DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DA SEÇÃO DE ANÁLISE DO OBJETO HISTÓRICO

Autores/as

Palabras clave:

Cultura Disciplinar da Área de História, Artigo Acadêmico, Análise sociorretórica.

Resumen

Este estudo tem como propósito descrever como a área de História produz e compreende a seção de análise do objeto histórico do gênero artigo acadêmico. Para tanto, apoiamo-nos em estudos de Swales (1990), no que se refere à sua concepção de gêneros e à sua proposta metodológica CARS (Create a Research Space). No que tange ao estudo sobre cultura disciplinar, contamos com as contribuições teóricas de Hyland (2000; 2009) e Pacheco (2020).  Nossa pesquisa, de natureza exploratório-descritiva, apresenta um corpus de trinta artigos acadêmicos, distribuídos em quatro periódicos da área de História, com estratificação A1 conforme WebQualis Capes, 2013-2016. Contamos ainda com 10 entrevistas a membros experientes da área em análise a fim de que a própria cultura disciplinar apresentasse seu olhar acerca do referido gênero. De acordo com os dados levantados, percebemos que a seção retórica de análise do objeto histórico dos artigos acadêmicos da cultura disciplinar da área de História configura-se como uma seção extensa responsável por estabelecer um diálogo com outros historiadores em torno do objeto de análise, por discutir acerca das fontes historiográficas bem como por apresentar excertos dessas fontes e por tecer um posicionamento crítico do historiador frente a todas as discussões realizadas ao longo do manuscrito.

Biografía del autor/a

Tatiane Lima de FREITAS, Universidade Estadual do Ceará


Licenciada em Letras Português pela Universidade Estadual do Ceará (2016.1). Mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada - PosLA / UECE (2018.2). Membro do Grupo de Pesquisa em Discurso, Identidade e Letramento Acadêmico (DILETA) da UECE. Doutoranda em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada - PosLA / UECE

Cibele Gadelha BERNARDINO, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (1992), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2000) e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2007). É professora da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Atualmente, é coordenadora do grupo de pesquisa em Discurso, Identidade e Letramento Acadêmicos (DILETA), dedicando-se ao estudo dos gêneros acadêmicos em diferentes culturas disciplinares. Ainda na UECE, além de compor o colegiado do Curso de Graduação em Letras, atua como professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) e como vice-coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa

Jorge Tércio Soares PACHECO, Universidade Estadual do Ceará

Doutor (2020) e mestre (2016) em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada / PosLA da Universidade Estadual do Ceará / UECE. Especialista em Gestão Escolar (2010.1) pela Universidade Cidade de São Paulo / UNICID. Licenciado em Letras (2005.1) pela Universidade Federal do Ceará / UFC. Membro do Grupo de Pesquisa em Discurso, Identidade e Letramento Acadêmicos (DILETA) da UECE. Professor de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Ensino.

Publicado

2022-01-24

Número

Sección

Artigos