MATERIAIS DIDÁTICOS E RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DE LÍNGUAS DURANTE A PANDEMIA.
Palavras-chave:
Pandemia, Ensino de Línguas, Materiais Didáticos, Recursos Tecnológicos.Resumo
Este artigo enfatiza dados sobre uso de materiais didáticos e recursos tecnológicos obtidos numa investigação com professores brasileiros de língua materna e estrangeira na implantação do ensino remoto online devido a pandemia em 2020. Argumenta-se sobre a necessidade de se conhecer e refletir a respeito dos materiais didáticos e recursos tecnológicos no momento e de se pensar práticas da cultura escolar. Parte-se de conhecimentos sobre tecnologia digital e ensino, materiais didáticos e ensino de línguas, bem como da proposta de Linguística Aplicada indisciplinar (MOITA LOPES, 2006) e de pressupostos da área para o século XXI (ALLWRIGHT, 2006). As respostas de docentes a um questionário são analisadas e permitem reflexões. Os dados revelam o papel importante exercido pelos materiais didáticos impressos, a utilização de recursos digitais de interação síncrona, e avaliações dos docentes demonstrando insegurança, julgamentos de sua capacidade e limites, e apreciações da complexidade da situação de ensino e das reações advindas. As reflexões mostram a necessidade de uma formação docente que contemple questões sobre produção e adaptação de materiais didáticos e desprendimento da cultura escolar tradicional.Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2021-09-21
Como Citar
SILVA, R. C. da. (2021). MATERIAIS DIDÁTICOS E RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DE LÍNGUAS DURANTE A PANDEMIA. Caminhos Em Linguística Aplicada, 25(2), 43–65. Recuperado de https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/3292
Edição
Seção
Artigos