UMA INVESTIGAÇÃO SOCIORRETÓRICA DA SEÇÃO DE METODOLOGIA DE ARTIGOS ORIGINAIS DA CULTURA DISCIPLINAR DA ÁREA DE NUTRIÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Análise sociorretórica. Cultura disciplinar da área de Nutrição. Artigo acadêmico original. Seção retórica de Metodologia.

Resumo

Neste trabalho, objetivamos descrever sociorretoricamente a seção de Metodologia em artigos acadêmicos originais da área de Nutrição, mostrando como essa cultura disciplinar entende e constrói o referido gênero. Como concepções teóricas, fundamentamo-nos em pressupostos teórico-metodológicos de Swales (1990; 2004) acerca dos gêneros, tomando como norte o modelo CARS (Create a Research Space) e nas descrições realizadas por Nwogu (1997) e Costa (2015) para a área de Medicina. Para a compreensão da área de Nutrição, adotamos os pressupostos teóricos postulados por Hyland (2000; 2009) sobre cultura disciplinar. Nossa pesquisa, de natureza exploratório-descritiva, dispõe de um corpus de trinta artigos acadêmicos, em seis periódicos da área de Nutrição e Saúde, indexados no banco de dados WebQualis da CAPES. Conforme as análises, percebemos que, na seção de Metodologia, há um detalhamento cuidadoso de todos os caminhos percorridos para alcançar os objetivos da pesquisa para que o leitor que tiver acesso a esses dados possa replicar e, assim, confirmar, discutir ou refutar os resultados apresentados.

Biografia do Autor

Jorge Tércio Soares PACHECO, DILETA/Universidade Estadual do Ceará SME/Prefeitura Municipal de Fortaleza

Doutor (2020) e Mestre (2016) em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada / PosLA da Universidade Estadual do Ceará / UECE. Especialista em Gestão Escolar (2010.1) pela Universidade Cidade de São Paulo / UNICID. Licenciado em Letras (2005.1) pela Universidade Federal do Ceará / UFC. Membro do Grupo de Pesquisa em Discurso, Identidade e Letramento Acadêmicos (DILETA) da UECE. Professor de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza.

Cibele Gadelha BERNARDINO, POSLA/Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (1992), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2000) e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2007). É professora da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Atualmente, é coordenadora do grupo de pesquisa em Discurso, Identidade e Letramento Acadêmicos (DILETA), dedicando-se ao estudo dos gêneros acadêmicos em diferentes culturas disciplinares. Ainda na UECE, além de compor o colegiado do Curso de Graduação em Letras, atua como professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) e como vice-coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa (ESPELP).

Downloads

Publicado

2022-07-31

Edição

Seção

Artigos