UMA INVESTIGAÇÃO SOCIORRETÓRICA DA SEÇÃO DE METODOLOGIA DE ARTIGOS ORIGINAIS DA CULTURA DISCIPLINAR DA ÁREA DE NUTRIÇÃO
Palabras clave:
Análise sociorretórica. Cultura disciplinar da área de Nutrição. Artigo acadêmico original. Seção retórica de Metodologia.Resumen
Neste trabalho, objetivamos descrever sociorretoricamente a seção de Metodologia em artigos acadêmicos originais da área de Nutrição, mostrando como essa cultura disciplinar entende e constrói o referido gênero. Como concepções teóricas, fundamentamo-nos em pressupostos teórico-metodológicos de Swales (1990; 2004) acerca dos gêneros, tomando como norte o modelo CARS (Create a Research Space) e nas descrições realizadas por Nwogu (1997) e Costa (2015) para a área de Medicina. Para a compreensão da área de Nutrição, adotamos os pressupostos teóricos postulados por Hyland (2000; 2009) sobre cultura disciplinar. Nossa pesquisa, de natureza exploratório-descritiva, dispõe de um corpus de trinta artigos acadêmicos, em seis periódicos da área de Nutrição e Saúde, indexados no banco de dados WebQualis da CAPES. Conforme as análises, percebemos que, na seção de Metodologia, há um detalhamento cuidadoso de todos os caminhos percorridos para alcançar os objetivos da pesquisa para que o leitor que tiver acesso a esses dados possa replicar e, assim, confirmar, discutir ou refutar os resultados apresentados.Descargas
Publicado
2022-07-31
Número
Sección
Artigos