A IMPROVISAÇÃO DAS AULAS REMOTAS NO ENSINO SUPERIOR: RESSIGNIFICANDO AS PRÁTICAS DOCENTES

Autores

Palavras-chave:

Identidade docente. Profissionalidade. Ensino remoto.

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa com professores de ensino superior que recorreram às aulas remotas devido à pandemia da COVID-19. O objetivo foi investigar se o professor foi capaz de promover ressignificações das práticas docentes durante o ensino remoto. O referencial teórico pautou-se em Dubar (2005), Tardif (2002), Gatti (2019), Melucci (2004), Castañeda et al., (2018), Prendes Espinosa et al., (2018), Autor X (2007), Morgado et al. (2020), Kenski (2010), entre outros. Para tanto, um questionário com perguntas abertas foi enviado a 22 docentes que atuam no ensino superior de universidades públicas de São Paulo e do Rio de Janeiro. Os resultados mostraram que a maioria dos docentes foi capaz de aprender novos saberes desde o início do ensino remoto e de improvisar diante das dificuldades que se apresentaram seja no planejamento de suas aulas, seja no emprego dos recursos e mídias digitais mais adequados para serem utilizados. Espera-se que os dados apontados promovam uma reflexão sobre a formação docente adequada às exigências da contemporaneidade.

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Biografia do Autor

Maria de Lourdes Ramos da SILVA, Universidade de São Paulo

Professora livre-docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Orientadora de dissertações de mestrado e teses de doutorado e autora de diversos livros e artigos publicados. Especialista junto ao Conselho Estadual de Educação de SP e junto a Comissão de avaliação do MEC. Contato: mlramos@usp.br

Marlene Bíscolo PARRILLA, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), bolsista CAPES. Experiência profissional na Educação básica e facilitadora do curso de licenciatura em Pedagogia na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) e professora tutora presencial na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Contato: mbparrilla@usp.br

Giovanna Avalone ROVAI, Universidade de São Paulo

Mestranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Letras (USP) e Pedagogia (UNINOVE). Atualmente, exerce a função de professora de ensino fundamental bilíngue. Contato: giovanna.avalone@usp.br.

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Publicado

2022-01-24

Edição

Seção

Artigos