A IMPROVISAÇÃO DAS AULAS REMOTAS NO ENSINO SUPERIOR: RESSIGNIFICANDO AS PRÁTICAS DOCENTES
Palabras clave:
Identidade docente. Profissionalidade. Ensino remoto.Resumen
Este artigo apresenta uma pesquisa com professores de ensino superior que recorreram às aulas remotas devido à pandemia da COVID-19. O objetivo foi investigar se o professor foi capaz de promover ressignificações das práticas docentes durante o ensino remoto. O referencial teórico pautou-se em Dubar (2005), Tardif (2002), Gatti (2019), Melucci (2004), Castañeda et al., (2018), Prendes Espinosa et al., (2018), Autor X (2007), Morgado et al. (2020), Kenski (2010), entre outros. Para tanto, um questionário com perguntas abertas foi enviado a 22 docentes que atuam no ensino superior de universidades públicas de São Paulo e do Rio de Janeiro. Os resultados mostraram que a maioria dos docentes foi capaz de aprender novos saberes desde o início do ensino remoto e de improvisar diante das dificuldades que se apresentaram seja no planejamento de suas aulas, seja no emprego dos recursos e mídias digitais mais adequados para serem utilizados. Espera-se que os dados apontados promovam uma reflexão sobre a formação docente adequada às exigências da contemporaneidade.Descargas
Publicado
2022-01-24
Número
Sección
Artigos