Professora associada da Universidade Estadual de Londrina ( UEL), membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, membro da Comissão Coordenadora do PPGEL, líder do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) (UEL/CNPq), e pesquisadora do ALTER (USP/CNPq). Possui mestrado e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL, PUC-SP), com período sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade de Genebra. Tem estágio de Pós-Doutorado no LAEL-PUC-SP (2007-2008) , e no PPG em Estudos Linguísticos da UFMG (2012). Foi pesquisadora visitante na Universidade da Califórnia, campus de Santa Bárbara, EUA, com bolsa FULBRIGHT/CAPES (out-dez/2012), e pesquisadora visitante na Universidade de Carleton, Canadá (set/2017-fev/2018). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2013. É editora de textos em português da WACClearinghouse Latin America. É editora da Revista da ANPOLL e vice-coordenadora do GT de Gêneros Textuais/Discursos da ANPOLL. É coordenadora geral do Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos (LILA), no Paraná. Atua na Linguística Aplicada com pesquisas em: gêneros textuais, educação inicial e continuada de professores de línguas, ensino de línguas, letramentos acadêmico-científicos e ambientais.
Graduado em Letras/Português pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) campus de Apucarana/PR com especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente é Mestrando em Estudos da Linguagem pela UEL, Bolsista CAPES, membro do Projeto de pesquisa: "Escutar o leitor: leitura e subjetividade em biografias e depoimentos de escritores", do Projeto de Pesquisa: "Gêneros discursivos em sala de aula: uma proposta de estudo e didatização para os anos finais do ensino fundamental" e também do grupo de pesquisa "Formação e Ensino em Língua Portuguesa" - FELIP.
ISSN: 2176-8625