QUAL O LUGAR DOS GÊNEROS DO DISCURSO EM PESQUISAS DESENVOLVIDAS EM UM MESTRADO PROFISSIONAL DE FORMAÇÃO DOCENTE (PROFLETRAS)?

Autores

Resumo

Este artigo, que nasce de uma investigação maior já concluída, busca averiguar qual o lugar que os gêneros do discurso ocupam em pesquisas desenvolvidas no contexto de um Mestrado Profissional de formação docente (PROFLETRAS) de uma universidade pública brasileira. À luz da Abordagem Dialógica do Discurso (ADD) do Círculo de Bakhtin, apresentamos uma análise preliminar de dados encontrados em Dantas (2021). Os resultados que apresentamos apontam para a urgente necessidade de se repensar as investigações no contexto do PROFLetras, olhando para os gêneros do discurso de forma não como um elemento textual capaz de minimizar determinados problemas da sala de aula da educação básica, mas como enunciados relativamente estáveis e atrelados à vida dos sujeitos envolvidos na situação interacional de comunicação que começa na sala de aula da educação básica brasileira.

Biografia do Autor

Wallace Dantas, Universidade Federal de Campina Grande

Graduado em Letras (Língua Vernácula) pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, no Centro de Formação de Professores/CFP (2010). Pós-Graduado em Ensino de Português e Linguística/Especialização, pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN (2015). Pós-Graduado em Linguagem e Ensino/Mestrado (Linguagem e Formação Docente), pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, da Universidade Federal de Campina Grande/UFCG (2021). Pós-Graduando em Linguística Textual e Ensino, pela Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais (FELCS), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pós-Graduando em Linguagem e Ensino (Doutorado),pelo Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino/PPGLE, pela Universidade Federal de Campina Grande/UFCG. Professor da rede privada de ensino do Estado da Paraíba-PB. Professor de Curso de Português preparatório para concursos públicos. Integrante do Grupo de Pesquisa "O Círculo de Bakhtin em Diálogo" (UEPB) cadastrado e certificado no CNPq.

Eliete Correia dos SANTOS, Universidade Estadual da Paraíba - Universidade Federal de Campina Grande

Pós-doutorado em Educação Contemporânea pela UFPE – PNPD/CAPES. Doutora em Linguística
pela UFPB. Professora da UEPB (curso de Arquivologia). Profa. Colaboradora do Programa de
Pós-Graduação em Linguagem e Ensino – PPGLE da UFCG e do Programa de Pós-Graduação em
Formação de Professores da UEPB. Líder do Projeto SESA (Seminários de Saberes Arquivísticos),
cujo trabalho é realizado em cooperação acadêmica internacional com a Universidade do Porto,
Universidade de Coimbra e Instituto Politécnico do Porto

Downloads

Publicado

2023-07-24

Edição

Seção

Artigos