AS CONCEPÇÕES DE LINGUA(GEM) DE PROFESSORES NO ENSINO DO PORTUGUÊS NA UNIVERSIDADE LUSÓFONA DA GUINÉ (BISSAU)

Autores

  • Bernardo Alexandre Intipe Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Resumo: No que concerne à educação pela linguagem, deve-se, fundamentalmente, levar em consideração a concepção de linguagem inerente à prática educativa/ensino do português. Sendo assim, este artigo esboça as concepções de linguagem dos professores de língua portuguesa da Universidade Lusófona da Guiné (Bissau), compreendendo não somente o conceito que os docentes atribuíram à lingua(gem), mas também como ela deve ser ensinada. Para tanto, a base teórica deste trabalho está engendrada nos estudos desenvolvidos por Mikhail Bakhtin/Volochínov (2006), João Wanderley Geraldi (1984), Fuza, Ohuschi, Menegassi (2011) e De Barcellos (2013). Esse estudo foi desenvolvido não só pelas revisões bibliográficas, mas também apoiado em trabalho de campo, sustentado pela metodologia qualitativa-interpretativista e ancorado pela aplicação do questionário semiaberto. Os resultados apontam que os professores colaboradores da Universidade Lusófona da Guiné se identificam com a concepção interacional da linguagem e da linguagem como instrumento da comunicação.

PALAVRAS-CHAVE: Guiné-Bissau. Concepções de linguagem. Língua portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Bernardo Alexandre Intipe, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Letras e Língua Portuguesa pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB); mestre pela Universidade Federal de Lavras (UFLA); doutorando em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2023-07-24

Como Citar

Alexandre Intipe, B. (2023). AS CONCEPÇÕES DE LINGUA(GEM) DE PROFESSORES NO ENSINO DO PORTUGUÊS NA UNIVERSIDADE LUSÓFONA DA GUINÉ (BISSAU). Caminhos Em Linguística Aplicada, 29(2), 327–345. Recuperado de https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/3493

Edição

Seção

Artigos