O GÊNERO DISCURSIVO MEME NO ENSINO DE PORTUGUÊS BRASILEIRO COMO LÍNGUA ADICIONAL

Autores

Resumo

Inscrito, teoricamente, na interface da sociolinguística interacional, da linguística textual e da pragmática, e, metodologicamente, em uma episteme qualitativa do tipo netnográfica e discursivo-crítica, objetivamos, com este estudo, investigar como os/as aprendizes de Português Brasileiro como Língua Adicional (PBLA) coconstroem sentidos no gênero discursivo (multimodal) meme, a partir de uma proposta didática com atividades de leitura e de escrita. A partir dos dados gerados, constatamos que os/as colaboradores construíram coletivamente uma leitura cada vez mais densa modalmente, e a colaboradora, em sua produção de texto, desvelou sentidos em coerência com o tema e com o gênero.

Biografia do Autor

Rodrigo ALBUQUERQUE, Universidade de Brasília

É professor adjunto I no Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP) da Universidade de Brasília, credenciado ao Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGL) da mesma instituição. Atua, especialmente, nas áreas de sociolinguística interacional, estudos etnográficos, cognição social, linguística de texto e ensino de português brasileiro como primeira língua e como língua adicional. Sobre a formação acadêmica, é doutor em Linguística pela Universidade de Brasília, Mestre em Linguística pela mesma universidade e graduado em Letras Português do Brasil como Segunda Língua também pela UnB. É também líder do grupo de pesquisa (Im)polidez em diferentes contextos sócio/interculturais, cadastrado no CNPq.

Aline Netto Brum BARRETO, Universidade de Brasília

Atualmente é mestranda em Linguística Aplicada na Universidade Federal de Brasília (UnB).
Licenciada em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americana na Universidade
Federal de Brasília (UnB).

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Publicado

2023-02-03

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Seção

Artigos