O GÊNERO DISCURSIVO MEME E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA:
Nas trilhas da leitura e da escrita nas redes sociais
Resumo
Tecemos, neste trabalho, uma reflexão sobre o uso dos memes como gêneros discursivos no ensino de língua materna no âmbito do Ensino Médio. O texto foi construído sob uma abordagem qualitativa de pesquisa, e, quanto aos procedimentos técnicos, seguimos os princípios da pesquisa bibliográfica e exploratória, a partir das leituras de Araújo (2013), Bakhtin (2009, 2011), Boa Sorte e Santos (2020), Calixto (2018, 2019), Chagas (2020), Dionisio (2011), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Furtado (2019), Koch e Elias (2010), Ribeiro (2016, 2021), Rojo e Barbosa (2015), entre outros. Esse diálogo teórico tematiza a elucidação entre gêneros do discurso, gêneros multimodais, memes, Sequências Didáticas (SD) e ensino de língua materna. A contribuição principal foi, seguindo o modelo de Lopes-Rossi (2005, 2012, 2015), trazer uma SD, a fim de oferecer alternativas didático-pedagógicas para a utilização do gênero meme no desenvolvimento de práticas de leitura e escrita de alunos do Ensino Médio. Concluímos que o gênero discursivo meme apresenta características de um texto multimodal, capaz de contribuir com a formação crítica e reflexiva dos alunos, ampliando suas possibilidades de reflexão sobre aspectos históricos, culturais, ideológicos e sociológicos tematizados nos memes presentes nas redes sociais, fruto do mundo virtual. Desse modo, constatamos ainda, que o trabalho com SD, permite ao professor de língua materna a inserção de temáticas sociais, políticas, econômicas, culturais e educacionais no ensino da língua.