(META)GÊNEROS:
Retomando a discussão
Resumo
Este trabalho discute o conceito de metagêneros a partir do quadro teórico que se desenha na perspectiva anglófona dos estudos de gêneros. Para Giltrow (2002), os metagêneros desempenham papel fundamental no aculturamento dos “outsiders” e se caracterizam como atmosferas ao redor dos gêneros, que compreendem explicitações, atividades práticas e expectativas implícitas. A autora considera que metagêneros são orientados não só para a forma de um gênero que ensina outro, mas, enquanto categoria de análise, podem incluir outras ações que ajudem os sujeitos a construir outras cenas de letramentos na aprendizagem de gênero. Consideramos a questão dos metagêneros oportuna para sugerir uma redefinição do conceito, baseando-nos no entendimento do metagênero enquanto gênero e não como atmosfera, tendo como um de seus principais propósitos ser “meta-” e orientar explicitamente a produção de outro gênero – Giltrow (2002) considera essa possibilidade. Propomos a noção de atividade metagenérica e sua reflexão, que inclui não só o metagênero como artefato simbólico, mas também a interação modelada, as experiências e as vivências. Utilizamos, para a discussão, os passos metodológicos da pesquisa bibliográfica, com ênfase no valor qualitativo e crítico-interpretativo. Contudo, sinalizamos para o fato de que os dados foram analisados tendo em vista o tom ensaístico, que julgamos o mais adequado para a natureza dessa discussão. As considerações feitas, portanto, visam mais provocar reflexões do que apresentar um entendimento finalizado e acabado.
Palavras-Chave: Atividades metagenéricas. Gêneros. Metagêneros.