Instrumento de mediação pedagógica e acoplamento tecnológico:

Reflexões sobre tecnologias digitais à luz da complexidade e da transdisciplinaridade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69609/2176-8625.2024.v30.n4.a3754

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar, por meio de pesquisa bibliográfica, e interpretar, à luz da epistemologia complexa e da transdisciplinaridade, as conotações atribuídas ao termo tecnologias digitais nos campos da Linguística Aplicada e Educação. A investigação e discussão realizadas revelam a emergência de representações significativas na literatura dessas áreas, reificadas metaforicamente como instrumento de mediação pedagógica e acoplamento tecnológico, bem como sugerem um questionamento sobre a abrangência e pertinência de cada representação. Levando em conta nosso objetivo e a indagação dele decorrente, refletimos sobre as representações sinalizadas, de forma contrastiva, conjecturando sobre implicações e repercussões teóricas envolvidas na escolha de uma nomeação específica.

Biografia do Autor

Diego SATYRO, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorando e Mestre (2018) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e pós-graduado em Língua Inglesa pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (2012). Graduado em Pedagogia - Licenciatura Plena pela Universidade Nove de Julho (2014) e em Letras - Inglês pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2010). Com bolsa CAPES/Fulbright, fez curso de Aperfeiçoamento em Ensino de Língua Inglesa na Michigan State University (EUA, 2019). Tem experiência no ensino de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa, em escolas particulares e públicas. Com orientação da Profa. Dra. Maria Antonieta Alba Celani (PUC-SP), desenvolveu pesquisa sobre o ensino de Língua Inglesa no contexto da Educação de Jovens e Adultos e a articulação entre ensino, aprendizagem e afetividade. Atualmente, na Educação, atua como Coordenador Pedagógico na Prefeitura de São Bernardo do Campo. Como pesquisador, seus temas de interesse são: Alfabetização, Letramentos, Leitura, Escrita e Pensamento Complexo. É membro do Grupo de Pesquisa e de Estudos da abordagem hermenêutico-fenomenológica complexa (GPeAHFC/CNPq), sediado na PUC-SP.

Maximina Maria FREIRE, Ponti´fícia Universidade Católica de São Paulo

PhD em Educação pelo Ontario Institute for Studies in Education, University of Toronto (1998), Professor Assistente Doutor, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL), líder do Grupo de Pesquisa sobre a Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica e Complexidade (GPeAHFC/CNPq).

Downloads

Publicado

2024-10-13