Instrumento de mediação pedagógica e acoplamento tecnológico:

Reflexões sobre tecnologias digitais à luz da complexidade e da transdisciplinaridade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.69609/2176-8625.2024.v30.n4.a3754

Resumen

O objetivo deste artigo é identificar, por meio de pesquisa bibliográfica, e interpretar, à luz da epistemologia complexa e da transdisciplinaridade, as conotações atribuídas ao termo tecnologias digitais nos campos da Linguística Aplicada e Educação. A investigação e discussão realizadas revelam a emergência de representações significativas na literatura dessas áreas, reificadas metaforicamente como instrumento de mediação pedagógica e acoplamento tecnológico, bem como sugerem um questionamento sobre a abrangência e pertinência de cada representação. Levando em conta nosso objetivo e a indagação dele decorrente, refletimos sobre as representações sinalizadas, de forma contrastiva, conjecturando sobre implicações e repercussões teóricas envolvidas na escolha de uma nomeação específica.

Biografía del autor/a

Diego SATYRO, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorando e Mestre (2018) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e pós-graduado em Língua Inglesa pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (2012). Graduado em Pedagogia - Licenciatura Plena pela Universidade Nove de Julho (2014) e em Letras - Inglês pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2010). Com bolsa CAPES/Fulbright, fez curso de Aperfeiçoamento em Ensino de Língua Inglesa na Michigan State University (EUA, 2019). Tem experiência no ensino de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa, em escolas particulares e públicas. Com orientação da Profa. Dra. Maria Antonieta Alba Celani (PUC-SP), desenvolveu pesquisa sobre o ensino de Língua Inglesa no contexto da Educação de Jovens e Adultos e a articulação entre ensino, aprendizagem e afetividade. Atualmente, na Educação, atua como Coordenador Pedagógico na Prefeitura de São Bernardo do Campo. Como pesquisador, seus temas de interesse são: Alfabetização, Letramentos, Leitura, Escrita e Pensamento Complexo. É membro do Grupo de Pesquisa e de Estudos da abordagem hermenêutico-fenomenológica complexa (GPeAHFC/CNPq), sediado na PUC-SP.

Maximina Maria FREIRE, Ponti´fícia Universidade Católica de São Paulo

Doctora en Educación por el Instituto de Estudios en Educación de Ontario, Universidad de Toronto (1998), Profesora Asistente de la Pontificia Universidad Católica de São Paulo (PUC-SP), en el Programa de Posgrado en Lingüística Aplicada y Estudios del Lenguaje (LAEL),  líder del  Grupo de Investigación de Enfoque Hermenéutico-Fenomenológico y Complejidad (GPeAHFC/CNPq).

Publicado

2024-10-13