Adaptação de material didático por professores de Inglês em formação inicial:

Available designs, designing e redesign

Autores

  • Rivaldo Ferreira da SILVA Universidade Federal de Campina Grande
  • Fábio Marques de SOUZA Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.69609/2176-8625.2024.v30.n4.a3763

Resumo

Esta pesquisa visa investigar como se dá o processo de produção e adaptação de materiais didáticos para contextos digitais-analógicos considerando a ideia de available designs, designing e redesign. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa-interpretativista, de objetivos exploratórios e de procedimentos de pesquisa ação/participante. Como corpus da pesquisa tem-se 2 Protótipos de Ensino, bem como seus respectivos comentários reflexivos. Para embasar este estudo, nos respaldamos discussões acerca das Tecnologias e recursos digitais aplicados ao ensino de línguas (ABERTIN; LARRÉ, 2020; MEISTER, et al., 2020), da Pedagogia dos Multiletramentos (COPE; KALANTZIS; PINHEIRO, 2020); CAZDEN, et al., 1996, 2021). E por fim, tecemos reflexões acerca dos Materiais Didáticos e Protótipos de Ensino (ROJO, 2013; LEFFA; COSTA; BELIVÁQUA, 2019, 2013). Como resultado, obteve-se que adaptar MDs para contextos de poucos recursos digitais é uma prática que cria possibilidades. 

Biografia do Autor

Rivaldo Ferreira da SILVA, Universidade Federal de Campina Grande

Mestrado no Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE), na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). É especialista em Linguística Aplicada e em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais (INTERVALE). É especialista em Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pelo Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (UFPI). É professor substituto, T-40, no curso de Letras Inglês, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no campus de Campina Grande. Foi Professor de Magistério Superior (Substituto), no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Graduação), Classe D-1, nível 1, T-40, junto à Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). É graduado em Letras Inglês pela UEPB. É membro do Grupo de Pesquisa Tecnologias, Culturas e Linguagens (TECLIN/CNPq). Faz parte do corpo editorial, na qualidade de editor de artigos e ensaios (português e inglês), da Revista Discente Planície Científica da Universidade Federal Fluminense (UFF). Desenvolve pesquisas na grande área da Linguística Aplicada (Crítica), com especial enfoque em: Letramentos; Letramentos Digitais; (Multi) letramentos; Pedagogia dos Multiletramentos; Gêneros textuais multimodais (com ênfase em memes); Políticas de incentivo à Formação Inicial de Professores (PIBID/PRP) e TDICs aplicadas ao Ensino de LI.

Fábio Marques de SOUZA, Universidade Estadual da Paraíba

ama de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba (PPGFP-UEPB), na linha de pesquisa Linguagens, Culturas e Formação Docente. Oriento pesquisas de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE-UFCG) nas linhas de pesquisa: 3. Ensino de línguas e formação docente e, 4. Práticas Sociais, Históricas e Culturais de Linguagem. Tenho formação nas áreas de Letras, Línguas Estrangeiras, Tradução, Relações Internacionais e Educação. Para além da palavra, o cinema, arte que agrega outras linguagens, foi o mediador das reflexões desenvolvidas na minha pesquisa de doutorado (USP) e a telecolaboração (Teletandem), mediada pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, para a internacionalização universitária, via intercâmbio acadêmico, linguístico e (inter)cultural entre brasileiros e argentinos possibilitou o meu Estágio de Pós-doutorado (como bolsista PNPD-CAPES-MEC) em Educação Contemporânea na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Downloads

Publicado

2024-10-13