Adaptação de material didático por professores de Inglês em formação inicial:

Available designs, designing e redesign

Authors

  • Rivaldo Ferreira da SILVA Universidade Federal de Campina Grande
  • Fábio Marques de SOUZA Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.69609/2176-8625.2024.v30.n4.a3763

Abstract

Esta pesquisa visa investigar como se dá o processo de produção e adaptação de materiais didáticos para contextos digitais-analógicos considerando a ideia de available designs, designing e redesign. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa-interpretativista, de objetivos exploratórios e de procedimentos de pesquisa ação/participante. Como corpus da pesquisa tem-se 2 Protótipos de Ensino, bem como seus respectivos comentários reflexivos. Para embasar este estudo, nos respaldamos discussões acerca das Tecnologias e recursos digitais aplicados ao ensino de línguas (ABERTIN; LARRÉ, 2020; MEISTER, et al., 2020), da Pedagogia dos Multiletramentos (COPE; KALANTZIS; PINHEIRO, 2020); CAZDEN, et al., 1996, 2021). E por fim, tecemos reflexões acerca dos Materiais Didáticos e Protótipos de Ensino (ROJO, 2013; LEFFA; COSTA; BELIVÁQUA, 2019, 2013). Como resultado, obteve-se que adaptar MDs para contextos de poucos recursos digitais é uma prática que cria possibilidades. 

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Rivaldo Ferreira da SILVA, Universidade Federal de Campina Grande

Mestrado no Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE), na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). É especialista em Linguística Aplicada e em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais (INTERVALE). É especialista em Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pelo Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (UFPI). É professor substituto, T-40, no curso de Letras Inglês, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no campus de Campina Grande. Foi Professor de Magistério Superior (Substituto), no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Graduação), Classe D-1, nível 1, T-40, junto à Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). É graduado em Letras Inglês pela UEPB. É membro do Grupo de Pesquisa Tecnologias, Culturas e Linguagens (TECLIN/CNPq). Faz parte do corpo editorial, na qualidade de editor de artigos e ensaios (português e inglês), da Revista Discente Planície Científica da Universidade Federal Fluminense (UFF). Desenvolve pesquisas na grande área da Linguística Aplicada (Crítica), com especial enfoque em: Letramentos; Letramentos Digitais; (Multi) letramentos; Pedagogia dos Multiletramentos; Gêneros textuais multimodais (com ênfase em memes); Políticas de incentivo à Formação Inicial de Professores (PIBID/PRP) e TDICs aplicadas ao Ensino de LI.

Fábio Marques de SOUZA, Universidade Estadual da Paraíba

ama de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba (PPGFP-UEPB), na linha de pesquisa Linguagens, Culturas e Formação Docente. Oriento pesquisas de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE-UFCG) nas linhas de pesquisa: 3. Ensino de línguas e formação docente e, 4. Práticas Sociais, Históricas e Culturais de Linguagem. Tenho formação nas áreas de Letras, Línguas Estrangeiras, Tradução, Relações Internacionais e Educação. Para além da palavra, o cinema, arte que agrega outras linguagens, foi o mediador das reflexões desenvolvidas na minha pesquisa de doutorado (USP) e a telecolaboração (Teletandem), mediada pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, para a internacionalização universitária, via intercâmbio acadêmico, linguístico e (inter)cultural entre brasileiros e argentinos possibilitou o meu Estágio de Pós-doutorado (como bolsista PNPD-CAPES-MEC) em Educação Contemporânea na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Published

2024-10-13

How to Cite

Ferreira da SILVA, R., & SOUZA, F. M. de. (2024). Adaptação de material didático por professores de Inglês em formação inicial:: Available designs, designing e redesign. Applied Linguistics Pathways, 30(4), 91–119. https://doi.org/10.69609/2176-8625.2024.v30.n4.a3763