Adaptação de material didático por professores de Inglês em formação inicial:
Available designs, designing e redesign
DOI:
https://doi.org/10.69609/2176-8625.2024.v30.n4.a3763Abstract
Esta pesquisa visa investigar como se dá o processo de produção e adaptação de materiais didáticos para contextos digitais-analógicos considerando a ideia de available designs, designing e redesign. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa-interpretativista, de objetivos exploratórios e de procedimentos de pesquisa ação/participante. Como corpus da pesquisa tem-se 2 Protótipos de Ensino, bem como seus respectivos comentários reflexivos. Para embasar este estudo, nos respaldamos discussões acerca das Tecnologias e recursos digitais aplicados ao ensino de línguas (ABERTIN; LARRÉ, 2020; MEISTER, et al., 2020), da Pedagogia dos Multiletramentos (COPE; KALANTZIS; PINHEIRO, 2020); CAZDEN, et al., 1996, 2021). E por fim, tecemos reflexões acerca dos Materiais Didáticos e Protótipos de Ensino (ROJO, 2013; LEFFA; COSTA; BELIVÁQUA, 2019, 2013). Como resultado, obteve-se que adaptar MDs para contextos de poucos recursos digitais é uma prática que cria possibilidades.