PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA:

UM POUCO DE LYGIA FAGUNDES TELLES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69609/2176-8625.2024.v30.n5.a3944

Resumo

Este estudo apresenta como tema a obra da autora paulistana Lygia Fagundes Telles e a presença constante de seus contos em materiais didáticos, tal como A Caçada (1965). Inserido na problemática do trabalho de leitura literária na escola, procura-se nesta investigação conhecer de forma mais aprofundada a autora, sua obra, estilo e temática predominante, de modo a ampliar as possibilidades de compreensão de seus textos, tendo em vista a noção de Sistema Literário proposta por Antonio Candido (2017). Conclui-se que o papel humanizador da Literatura, bem como a sua presença na vida das pessoas como um direito, perpassa pelas práticas de ensino na escola e pela abordagem do texto literário como parte de um Sistema, o que requer uma ampliação do conhecimento teórico do professor.

Biografia do Autor

Gisele Maria Souza BARACHATI, Universidade de Taubaté

Graduada em Letras e Pedagogia; Especialista em Ensino de Língua Inglesa e Psicopedagogia; Mestre em Linguística Aplicada e Doutora em Letras. É professora efetiva na Rede Municipal de Ensino de São José dos Campos desde 2001, tendo atuado como professora de Língua Inglesa (cargo atual), nos Anos Finais do Ensino Fundamental, em Equipes Gestoras e na Secretaria de Educação. Em 2023, passa a compor o quadro de professores efetivos da Universidade de Taubaté (UNITAU) como Professora Auxiliar I do Instituto Básico de Humanidades (IBH) e do Mestrado em Linguística Aplicada. Em 2024, é nomeada Coordenadora Adjunta do Mestrado Acadêmico. A professora ainda presta assessoria pedagógica, atua como Coordenadora Adjunta do PNLD Literário desde 2018; foi redatora do Currículo Paulista de Língua Portuguesa pela e Avaliadora do PNLD Didático em 2022.

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Publicado

2024-12-28