CRIAÇÃO DE UM SINALÁRIO EM LIBRAS DE TERMOS TÉCNICOS DE MECÂNICA E AUTOMAÇÃO:
UM ESTUDO NO IFSP
DOI:
https://doi.org/10.69609/2176-8625.2024.v30.n5.a3946Resumo
Os Tradutores Intérpretes de Libras (TILS) que atuam no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) se deparam com uma carência de sinais em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para termos específicos dos cursos técnicos de Mecânica e Automação, o que prejudica a atividade do intérprete e a aprendizagem do aluno surdo. Diante do exposto, a presente pesquisa tem como objetivo criar um sinalário para os termos técnicos dos cursos de Mecânica e Automação partindo da hipótese de que o sinalário pode ser um instrumento do intérprete e do aluno surdo se apropriado pelos sujeitos a partir de objetivos particulares, tal como preconiza Vygotsky e Rabardel. Para alcançar o objetivo, os procedimentos metodológicos da pesquisa se dividem em quatro etapas. Na primeira, foram identificados termos técnicos usados nos cursos de Mecânica e Automação a partir de materiais didáticos fornecidos pelos docentes. Na segunda, foi verificada a existência de sinais para esses termos em dicionários de Libras e em fontes online. Na terceira, foram criados sinais não encontrados nos dicionários, considerando o conceito técnico do termo, a explicação dos professores, a representação criada pelos TILS e a avaliação dos alunos surdos. Por fim, os novos sinais foram gravados em vídeo publicados no site do IFSP, acompanhados de ilustrações para facilitar a compreensão. Dessa forma, esta pesquisa é de abordagem bibliográfica e de campo e de cunho qualitativo.