FERRAMENTAS DIGITAIS COMO PRÁTICA MULTIMODAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Yan Tavares BERTONE Universidade de Taubaté
  • Ciel Allen Limongi da ENCARNAÇÃO Yázigi School
  • Naiara Sampaio CINTRA Yázigi School

DOI:

https://doi.org/10.69609/2176-8625.2024.v30.n5.a3947

Resumo

O presente trabalho tem como tema a multimodalidade no ensino da Língua Inglesa por meio da utilização de ferramentas digitais. O objetivo do estudo é refletir sobre a descentralização do processo de ensino e aprendizagem e compreender o papel do educando no centro do ambiente escolar. A pesquisa foi motivada pela necessidade de trabalhar o conteúdo de maneira mais lúdica e permitir a enunciação por parte dos alunos. Este trabalho se justifica pela demanda da inserção de aparatos digitais tecnológicos na esfera educativa, uma vez que essas ferramentas se tornam meios de possibilização de enunciados multimodais. Metodologicamente, este é um trabalho de relato de experiência e, também, pesquisa bibliográfica, de modo a fundamentar as ações pedagógicas em sala de aula. Os resultados deste estudo foram enunciados multimodais por parte dos alunos, bem como a possibilidade da interação entre eles. Fundamentam este trabalho: Bakhtin (2000; 2006), com a teoria a respeito do dialogismo enunciativo e a compreensão do sujeito como um indivíduo construído histórica e socialmente, Citelli (2006), acerca do uso de tecnologias digitais na esfera educativa e como isso possibilita a criação de um ecossistema comunicativo, Freire (2021), sobre a descentralização do processo de ensino e aprendizagem de maneira a gerar maior autonomia dos alunos e Santaella (2003) com a abordagem da multimodalidade do enunciado na cultura digital.

Biografia do Autor

Yan Tavares BERTONE, Universidade de Taubaté

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade do Vale do Paraíba (Univap). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagens Emancipatórias (GEPLE - vinculado ao Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Linguística Aplicada, da Universidade de Taubaté e certificado pelo CNPQ) e pesquisador do LabCom Univap (Laboratório de Pesquisa em Comunicação da Universidade do Vale do Paraíba). Tem experiência na área de Comunicação atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, educomunicação, notícia, divulgação científica e jornalismo científico. Atualmente trabalha com abordagens ativas e tecnologias aplicadas ao ensino.

Ciel Allen Limongi da ENCARNAÇÃO, Yázigi School

Mestrando em Estudos Literários e graduado em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Araraquara. Atua com o ensino de línguas no Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais e em escola de idiomas. Pesquisador em estudos literários e educação bilíngue na hipermodernidade.

Naiara Sampaio CINTRA, Yázigi School

Professora de língua estrangeira na escola de inglês Yázigi São José dos Campos. Atua no ensino de línguas e pesquisa sobre tecnologias inovadoras para a aprendizagem de alunos adolescentes e adultos.

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Publicado

2024-12-28