FERRAMENTAS DIGITAIS COMO PRÁTICA MULTIMODAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA
DOI:
https://doi.org/10.69609/2176-8625.2024.v30.n5.a3947Resumo
O presente trabalho tem como tema a multimodalidade no ensino da Língua Inglesa por meio da utilização de ferramentas digitais. O objetivo do estudo é refletir sobre a descentralização do processo de ensino e aprendizagem e compreender o papel do educando no centro do ambiente escolar. A pesquisa foi motivada pela necessidade de trabalhar o conteúdo de maneira mais lúdica e permitir a enunciação por parte dos alunos. Este trabalho se justifica pela demanda da inserção de aparatos digitais tecnológicos na esfera educativa, uma vez que essas ferramentas se tornam meios de possibilização de enunciados multimodais. Metodologicamente, este é um trabalho de relato de experiência e, também, pesquisa bibliográfica, de modo a fundamentar as ações pedagógicas em sala de aula. Os resultados deste estudo foram enunciados multimodais por parte dos alunos, bem como a possibilidade da interação entre eles. Fundamentam este trabalho: Bakhtin (2000; 2006), com a teoria a respeito do dialogismo enunciativo e a compreensão do sujeito como um indivíduo construído histórica e socialmente, Citelli (2006), acerca do uso de tecnologias digitais na esfera educativa e como isso possibilita a criação de um ecossistema comunicativo, Freire (2021), sobre a descentralização do processo de ensino e aprendizagem de maneira a gerar maior autonomia dos alunos e Santaella (2003) com a abordagem da multimodalidade do enunciado na cultura digital.