A REPRESENTATIVIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA EM PUBLICIDADE DE SAÚDE E BEM-ESTAR
DOI:
https://doi.org/10.69609/2176-8625.2024.v30.n5.a3948Resumo
O tema desta pesquisa é a representatividade de pessoas com deficiências físicas na publicidade de saúde e bem-estar. O problema que motivou a presente investigação são os estereótipos homogêneos observados nos veículos publicitários. Assim sendo, o objetivo geral é investigar a representatividade de pessoas com deficiência nos veículos publicitários de saúde e bem-estar. A pesquisa está fundamentada teoricamente na proposta dialógica de Bakhtin e o Círculo, dentre outros autores da esfera da comunicação e publicidade. Quanto à metodologia adotada, a análise do corpus parte de uma seleção de caráter qualitativo do tipo pesquisa documental, por meio de mapeamento de imagens em veículos publicitários (redes sociais, sites da área de saúde e bem-estar) de 2019 a 2023, a fim de investigar se há representatividade de pessoas com deficiência. Os resultados apontam a falta de representatividade de pessoas com deficiência física nas imagens verbo-visuais presentes nos veículos midiáticos. Isso comprova nossa hipótese inicial, segundo a qual há falta de representatividade de pessoas com deficiência física nos signos ideológicos presentes nos veículos midiáticos. Tal falta de representatividade traz consequências emocionais e físicas para os deficientes, mostrando o quanto a sociedade ainda caminha lentamente rumo à igualdade e equidade entre todos. Além disso, aponta para a manutenção de estereótipos homogêneos na área da saúde e bem-estar.