O PAPEL DA LINGUAGEM NO LETRAMENTO LITERÁRIO EM MARCELO, MARMELO, MARTELO

Autores

  • Lara Oliveira e SILVA Universidade de Taubaté
  • Adriana Cintra de CARVALHO PINTO
  • Vera Lúcia Batalha de Siqueira RENDA Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.69609/2176-8625.2024.v30.n5.a3950

Resumo

Este artigo aborda o papel da gramática internalizada e da linguagem verbal na aquisição de práticas de letramento literário nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, utilizando a obra Marcelo, Marmelo, Martelo (2011), de Ruth Rocha. Para isso, utilizamos as contribuições de Zilberman (2006), Coelho (2000), Bronckart (2003), Cosson (2006), Candido (1995), entre outros teóricos. Analisamos os temas da linguagem verbal e dos princípios linguísticos que o protagonista utiliza ao criar sua própria linguagem, buscando entender sua contribuição para o letramento literário. Dessa forma, realizamos uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Pretendemos discutir os seguintes temas: o papel da literatura infantil na formação dos alunos; o conceito de letramento literário no ambiente escolar; e os princípios básicos da linguística. Os resultados revelam que a literatura escolarizada é focada na decodificação do código escrito; o letramento literário é reconhecido em documentos oficiais de educação, porém, é deixado de lado em prol do ensino-aprendizagem da gramática normativa e de outros gêneros discursivos. Além disso, destacamos a importância do texto literário na vida dos leitores desde a infância, demonstrando que Marcelo, Marmelo e Martelo (2011) pode ser uma excelente obra para iniciar essa jornada do letramento literário e do reconhecimento de outras gramáticas, de elementos linguísticos básicos e da importância da linguagem verbal.

Biografia do Autor

Lara Oliveira e SILVA, Universidade de Taubaté

Mestranda em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté; Licenciada em Letras pela Universidade de Taubaté; Professora de Português, e Redação e leitura na rede pública do estado de São Paulo na E.E Amácio Mazzaropi.

Adriana Cintra de CARVALHO PINTO

Doutora em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Mestra em Linguística Aplicada e Licenciada em Letras pela Universidade de Taubaté; Professora do Programa de Pós-graduação de Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté; Coordenadora Pedagógica do Curso de Letras – Licenciatura Presencial – da Universidade de Taubaté, e Professora de Língua Portuguesa da Faculdade Dehoniana.

Vera Lúcia Batalha de Siqueira RENDA, Universidade de Taubaté

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de São Paulo, Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade de Taubaté e graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Taubaté. É professora assistente doutora
aposentada do curso de Letras da Universidade de Taubaté e docente do corpo permanente do Mestrado em Linguística Aplicada/UNITAU, atuando também na formação continuada de professores das redes pública e privada.

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Publicado

2024-12-28