O PAPEL DA LINGUAGEM NO LETRAMENTO LITERÁRIO EM MARCELO, MARMELO, MARTELO
DOI:
https://doi.org/10.69609/2176-8625.2024.v30.n5.a3950Resumo
Este artigo aborda o papel da gramática internalizada e da linguagem verbal na aquisição de práticas de letramento literário nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, utilizando a obra Marcelo, Marmelo, Martelo (2011), de Ruth Rocha. Para isso, utilizamos as contribuições de Zilberman (2006), Coelho (2000), Bronckart (2003), Cosson (2006), Candido (1995), entre outros teóricos. Analisamos os temas da linguagem verbal e dos princípios linguísticos que o protagonista utiliza ao criar sua própria linguagem, buscando entender sua contribuição para o letramento literário. Dessa forma, realizamos uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Pretendemos discutir os seguintes temas: o papel da literatura infantil na formação dos alunos; o conceito de letramento literário no ambiente escolar; e os princípios básicos da linguística. Os resultados revelam que a literatura escolarizada é focada na decodificação do código escrito; o letramento literário é reconhecido em documentos oficiais de educação, porém, é deixado de lado em prol do ensino-aprendizagem da gramática normativa e de outros gêneros discursivos. Além disso, destacamos a importância do texto literário na vida dos leitores desde a infância, demonstrando que Marcelo, Marmelo e Martelo (2011) pode ser uma excelente obra para iniciar essa jornada do letramento literário e do reconhecimento de outras gramáticas, de elementos linguísticos básicos e da importância da linguagem verbal.