A ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR PROFISSIONAL:
OS CRITÉRIOS DE TEXTUALIDADE E OS BILHETES DE REVISÃO PARA SUBSIDIAR A REESCRITA
DOI:
https://doi.org/10.69609/2176-8625.2024.v30.n5.a3953Resumo
Este trabalho busca contribuir com as práticas de escrita acadêmica no ensino superior (Street, 2009, 2014). Tem como objetivos: descrever e analisar quais problemas de textualidades são encontrados em textos escritos por alunos da graduação no ensino profissional; e refletir acerca de possíveis estratégias de ensino de escrita que levem em consideração as dificuldades encontradas por esses alunos. Trata-se de uma pesquisa de cunho quantitativo e qualitativo, cujo corpus é formado por textos produzidos por alunos do Projeto Integrador 1 na educação profissional na modalidade a distância, de uma universidade pública paulista, e os respectivos bilhetes de revisão escritos pelo professor mediador. A análise foi desenvolvida a partir dos critérios de textualidade (Koch; Travaglia, 1989; Val, 1999), quais sejam: a intertextualidade, a situacionalidade, a aceitabilidade, a informatividade, a intencionalidade, a contextualização, a coerência e a coesão. Após identificar as dificuldades textuais mais comuns, apresentam-se as considerações sobre os bilhetes de revisão deixados para os alunos, analisando em que medida eles tiveram potencial para provocar nos alunos alguma motivação para a reescrita e aprendizado a respeito do processo de escrever. As conclusões apontam a coesão e a coerência como as maiores dificuldades dos estudantes; talvez por não entenderem a natureza do texto acadêmico. Portanto, para além do aprendizado dos critérios de textualidade, é necessário também pensar, nesse contexto de educação profissional à distância, em modos de intervenções que alterem a relação do estudante com o próprio ato de pesquisar e de escrever essa investigação.