CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS SOBRE GÊNEROS DO DISCURSO PARA A ANÁLISE LINGUÍSTICA EM SALA DE AULA: PERSPECTIVAS DIALÓGICAS
Keywords:
Dialogismo, Gêneros do discurso, Ensino, Análise linguísticaAbstract
O presente estudo objetiva investigar as contribuições dos escritos do Círculo de Bakhtin, especificamente sobre discurso, enunciado e gêneros do discurso, para a prática de análise linguística na educação básica. Em termos metodológicos, o trabalho apresenta uma discussão de como a análise prévia do gênero contribui efetivamente para o trabalho do professor com a análise linguística em sala de aula sob a ordem dos gêneros do discurso. Para tanto, recuperamos os dados previamente analisados sobre o gênero notícia do jornalismo impresso (ACOSTA-PEREIRA, 2008) e os reenunciamos para verificar como as regularidades enunciativo-discursivas do referido gênero podem colaborar para a elaboração de atividades de análise linguística na aula de língua portuguesa na escola.Downloads
Download data is not yet available.
Metrics
Metrics Loading ...
Downloads
Published
2012-08-16
How to Cite
ACOSTA-PEREIRA, R. (2012). CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS SOBRE GÊNEROS DO DISCURSO PARA A ANÁLISE LINGUÍSTICA EM SALA DE AULA: PERSPECTIVAS DIALÓGICAS. Applied Linguistics Pathways, 5(2), 21–41. Retrieved from https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/1349
Issue
Section
Artigos