MAFALDA NO MUNDO DAS DESIGUALDADES: UMA ANÁLISE SISTÊMICOFUNCIONAL DE UM GÊNERO MULTIMODAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DO SENSO CRÍTICO DA CRIANÇA
Keywords:
Multimodalidade. Gramática do design visual. Significados. IdeologiaAbstract
Este artigo faz uma análise de textos multimodais do cartunista argentino Quino, segundo a gramática do design visual, tal como proposta por Kress e van Leeuwen (1996). Especificamente, analisaremos três tirinhas nas quais a protagonista é Mafalda, com o objetivo de verificarmos os sentidos que se produzem pela associação do texto verbal e do não verbal.Veremos que as tirinhas de Quino, além do humor, servem para transmitir informações. Destinadas ao público adulto, pais não raramente se utilizam deste gênero multimodal para desenvolver o senso crítico dos seus filhos. Além disso, nelas estão embutidas ideologias, embora nem sempre sejam explícitas. Nesse sentido, esses textos multimodais ganham força como meio de informação, além de entretenimento, sobretudo porque costumam aludir a valores da vida real.Downloads
Download data is not yet available.
Metrics
Metrics Loading ...
Downloads
How to Cite
ARAÚJO, C. S. A., RIBEIRO, V. da S., & ARAÚJO, A. D. (2012). MAFALDA NO MUNDO DAS DESIGUALDADES: UMA ANÁLISE SISTÊMICOFUNCIONAL DE UM GÊNERO MULTIMODAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DO SENSO CRÍTICO DA CRIANÇA. Applied Linguistics Pathways, 6(1), 109–130. Retrieved from https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/1543
Issue
Section
Artigos