A CONSTITUIÇÃO DO ETHOS DISCURSIVO EM TEXTOS DO GÊNERO MEMORIAL POR ALUNOS DE UM CURSO DE TRADUTOR E INTÉRPRETE

Authors

  • Sandro Luis SILVA Universidade Federal de São Paulo

Keywords:

Memorial. Argumentação. Discurso.

Abstract

Este texto objetiva socializar os resultados parciais da análise de textos argumentativos produzidos por alunos do terceiro semestre do curso de Tradutor e Intérprete de uma Universidade privada de São Paulo. Os textos versam sobre a importância da língua portuguesa para o exercício profissional do tradutor e intérprete. Nossa pesquisa procura evidenciar constituição do ethos discursivos desses alunos. Por meio de uma pesquisa qualitativa, a análise parte dos estudos da Análise do Discurso de linha francesa, sobretudo em Maingueneau (2004, 2008, 2010). Em relação ao texto, apoiamo-nos em Marcuschi (2005), Koch & Elias (2009) e Koch (1999). Foram selecionados, aleatoriamente, para esta apresentação, 05 textos, nos quais procuramos mostrar os elementos linguísticos usados pelos produtores textuais que explicitam a imagem que, naquela enunciação textual, é criada. Pode-se afirmar que os alunos demonstram consciência da importância do conhecimento linguístico para o tradutor e intérprete, fato este explicitado na própria elaboração dos textos por eles apresentados.

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Author Biography

Sandro Luis SILVA, Universidade Federal de São Paulo

Sandro Luis da Silva é doutor em Língua Portuguesa pela PUC/SP e professor Adjunto de Língua Portuguesa no Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo.

Published

2013-08-26

How to Cite

SILVA, S. L. (2013). A CONSTITUIÇÃO DO ETHOS DISCURSIVO EM TEXTOS DO GÊNERO MEMORIAL POR ALUNOS DE UM CURSO DE TRADUTOR E INTÉRPRETE. Applied Linguistics Pathways, 7(2), 40–61. Retrieved from https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/1619

Issue

Section

Artigos