LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA; PÚBLICO, PONTOS E CONTRAPONTOS
Keywords:
Livro didático de Língua Inglesa, Escola Pública, Público.Abstract
Durante aulas ministradas em uma escola pública, percebeu-se que havia diferenças entre o público idealizado pelo livro didático e o público que, de fato, o recebia. Partindo dessa observação, o presente trabalho foi proposto com os objetivos de: 1) pontuar as principais características do livro didático da escola onde foi feita a regência; (2) analisar o quão próximo ou distante foi o público real do público idealizado por esse livro; (3) citar alguns exemplos de adaptações feitas em favor de aproximar essas duas instâncias, analisando as razões pelas quais elas tenham sido ou não bem sucedidas. O material utilizado para análise foi o livro utilizado pela escola observada, os planos de aulas e alguns relatórios. A análise foi subsidiada pelos pressupostos teóricos encontrados em trabalhos como Ur (1991), Xavier e Urio (2006), Arantes (2008), bem como nas DCEs e PCNs. Dentre os resultados, destaca-se a percepção de que o público do colégio pesquisado estava bem distante do público idealizado no livro didático. Considera-se, no entanto, que, por ora, essa diferença se faz necessária, uma vez que pode incitar o público real a avançar na direção de, futuramente, alcançar o público ideal.