REFLEXÕES SOBRE O ENSINO SUPERIOR: ESTRANHAMENTOS, FORMA(TA)ÇÃO E (DE)FORMAÇÕES
Keywords:
Ensino Superior, Pós-Modernidade, Subjetivação, Desconstrutivismo.Abstract
A massificação e diversificação do perfil estudantil e a diversidade de cursos e instituições que visam a atender a esta demanda têm sido debatidas. Muitas instituições de nível superior têm optado pela transmissão de conhecimento teórico e técnico em detrimento de fazer ciência, relacionar-se com a vida real, nela interferindo e transmitir “Cultura Geral”, base para que o aluno compreenda seu tempo e si próprio. Estamos em um momento de ruptura, diante de alunos com necessidades e desejos que nem sempre identificamos e entendemos. Portanto, o modo como reagimos e nos adaptamos (nos subjetivamos) é fundamental, assim como discussão a respeito. Diante disso, o objetivo deste trabalho é contribuir para os estudos sobre o Ensino Superior à luz da perspectiva desconstrutivista, conceitos foucaultianos¸ noções de psicanálise, do ensaio orteguiano “A missão da universidade”, entre outros. Serão descritas e analisadas atividades realizadas que visam proporcionar uma formação holística ao aluno.