REFLEXÕES SOBRE O ENSINO SUPERIOR: ESTRANHAMENTOS, FORMA(TA)ÇÃO E (DE)FORMAÇÕES

Authors

  • Luciana Aparecida Silva AZEREDO Faculdade de Pindamonhangaba

Keywords:

Ensino Superior, Pós-Modernidade, Subjetivação, Desconstrutivismo.

Abstract

A massificação e diversificação do perfil estudantil e a diversidade de cursos e instituições que visam a atender a esta demanda têm sido debatidas. Muitas instituições de nível superior têm optado pela transmissão de conhecimento teórico e técnico em detrimento de fazer ciência, relacionar-se com a vida real, nela interferindo e transmitir “Cultura Geral”, base para que o aluno compreenda seu tempo e si próprio. Estamos em um momento de ruptura, diante de alunos com necessidades e desejos que nem sempre identificamos e entendemos. Portanto, o modo como reagimos e nos adaptamos (nos subjetivamos) é fundamental, assim como discussão a respeito. Diante disso, o objetivo deste trabalho é contribuir para os estudos sobre o Ensino Superior à luz da perspectiva desconstrutivista, conceitos foucaultianos¸ noções de psicanálise, do ensaio orteguiano “A missão da universidade”, entre outros. Serão descritas e analisadas atividades realizadas que visam proporcionar uma formação holística ao aluno.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Luciana Aparecida Silva AZEREDO, Faculdade de Pindamonhangaba

Possui licenciatura em Letras Português-Inglês e respectivas literaturas pela Universidade de Taubaté (2008) e Mestrado em Linguística Aplicada pela mesma universidade (2012). Também foi aluna especial na UNICAMP (2009), na matéria ";;;;;Avaliação e Ensino de Línguas";;;;; da Profa. Dra. Matilde Scaramucci. Tem experiência de 20 anos na área de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras e materna, realizou pesquisas sobre exames de proficiência em línguas estrangeiras, em especial sobre o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros e, atualmente, pesquisa e escreve sobre o Ensino Superior e suas especificidades.

Published

2015-02-20

How to Cite

AZEREDO, L. A. S. (2015). REFLEXÕES SOBRE O ENSINO SUPERIOR: ESTRANHAMENTOS, FORMA(TA)ÇÃO E (DE)FORMAÇÕES. Applied Linguistics Pathways, 12(1), 240–259. Retrieved from https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/1936

Issue

Section

Artigos