A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO SUJEITO PLUS SIZE NA MÍDIA

Authors

  • Patrícia Gomes de MELLO Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Francisco de Freitas LEITE Universidade Regional do Cariri - URCA

Keywords:

Análise do Discurso, Identidade, Mídia, Corpo.

Abstract

Este artigo, embasado teórica e metodologicamente na Análise do Discurso francesa, analisa a construção identitária do sujeito Plus Size na mídia, problematizando a existência de discursos que são interditados e silenciados em decorrência do verdadeiro da época estabelecido pela mídia e aceito na sociedade, esta que é entendida aqui como espetacularizada. Na análise, é dado destaque aos modos de subjetivação – enfatizando o cuidado de si – concernentes ao corpo, que, nesse trabalho, é entendido como fenômeno histórico-discursivo e que, por ser abordado em um ponto de vista da contemporaneidade, torna-se amplo e complexo, já que envolve práticas discursivas cotidianas em constantes mudanças. Todavia, as conclusões apontam na direção de que a recente fama das modelos Plus Size na mídia pode ser compreendida como um triunfo da construção de sua identidade e também de todas as mulheres que com elas se identificam.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Patrícia Gomes de MELLO, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Linguística - Proling/UFPB.

Francisco de Freitas LEITE, Universidade Regional do Cariri - URCA

Professor do Departamento de Línguas e Literaturas da Universidade Regional do Cariri - URCA.

Published

2015-04-28

How to Cite

MELLO, P. G. de, & LEITE, F. de F. (2015). A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO SUJEITO PLUS SIZE NA MÍDIA. Applied Linguistics Pathways, 13(2), 174–197. Retrieved from https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/1968

Issue

Section

Artigos