REPENSANDO O USO DO DICIONÁRIO EM SALA DE AULA COM A LENTE DA ANÁLISE DISCURSIVA PECHETIANA

Authors

  • Edh Carlos Soares PAGANI Unicesumar
  • Manoel Messias Alves da SILVA Universidade Estadual de Maringá - UEM

Keywords:

Textos didatizados. Leitura. Discurso. Léxico. Dicionários.

Abstract

O trabalho com a língua em sala de aula normalmente aponta para a leitura de textos trazidos pelos livros didáticos. O professor, muitas vezes, trabalha apenas os textos didatizados que são modificados e frequentemente textos didatizados que são modificados e cuja versão, comumente, na perspectiva do fragmento ou excerto implica justamente um silenciamento de outros efeitos que o texto na íntegra poderia produzir nos sujeitos-leitores. Nessa modalização do discurso, são riscados dos textos os léxicos que aparentemente estão de fora do leque linguístico dos alunos ou palavras considerados erradas difíceis para os discentes e docentes.  Diante disso, ao invés de preparar os alunos para a leitura dos textos que apresentam essas formas linguísticas, os sujeitos que produzem os livros didáticos modificam os textos tirando as possibilidades interpretativas e significativas no sentido de aproximar o texto dos alunos. Com esse foco, apresenta-se neste artigo, seguindo a teoria da análise do discurso pechetiana, os dicionários como ferramentas que corroboram na preparação dos alunos para a leitura dos textos que apresentam formas linguísticas que podem não ser do conhecimento dos alunos.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Edh Carlos Soares PAGANI, Unicesumar

Graduado em Letras Português/Inglês e Respectivas Literaturas pelo Centro Universitário de Maringá (Unicesumar), pós-graduado ";;;;;lato sensu";;;;; em Língua Portuguesa: Teoria e Prática. Mestrando na Universidade Estadual de Maringá no programa de Mestrado em Letras na linha de pesquisa da linguística descritiva: terminologia. Docente no ensino superior. Experiente na área de educação, com ênfase na didática do ensino da língua portuguesa.

Manoel Messias Alves da SILVA, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui Graduação em Letras: Português/Francês pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-1985), Mestrado em Letras: Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP-1998), Doutorado em Letras: Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP-2003) e Pós-Doutorado em Teoria e Análise Linguística pelo Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa-PT (CLUNL-2011). Atualmente, é  professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado e Doutorado), Departamento de Língua Portuguesa (DLP) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Published

2016-06-28

Issue

Section

Artigos