REPENSANDO O USO DO DICIONÁRIO EM SALA DE AULA COM A LENTE DA ANÁLISE DISCURSIVA PECHETIANA
Keywords:
Textos didatizados. Leitura. Discurso. Léxico. Dicionários.Abstract
O trabalho com a língua em sala de aula normalmente aponta para a leitura de textos trazidos pelos livros didáticos. O professor, muitas vezes, trabalha apenas os textos didatizados que são modificados e frequentemente textos didatizados que são modificados e cuja versão, comumente, na perspectiva do fragmento ou excerto implica justamente um silenciamento de outros efeitos que o texto na íntegra poderia produzir nos sujeitos-leitores. Nessa modalização do discurso, são riscados dos textos os léxicos que aparentemente estão de fora do leque linguístico dos alunos ou palavras considerados erradas difíceis para os discentes e docentes. Diante disso, ao invés de preparar os alunos para a leitura dos textos que apresentam essas formas linguísticas, os sujeitos que produzem os livros didáticos modificam os textos tirando as possibilidades interpretativas e significativas no sentido de aproximar o texto dos alunos. Com esse foco, apresenta-se neste artigo, seguindo a teoria da análise do discurso pechetiana, os dicionários como ferramentas que corroboram na preparação dos alunos para a leitura dos textos que apresentam formas linguísticas que podem não ser do conhecimento dos alunos.