LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO: UMA ANÁLISE DAS CAPACIDADES DE LINGUAGEM
Authors
Maria Leuziedna DANTAS
UFPB
Patrícia Oliveira ANDRADE
UFPB
Keywords:
Linguagem
Abstract
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO: UMA ANÁLISE DAS CAPACIDADES DE LINGUAGEM Resumo: Este artigo tem por objetivo identificar as capacidades de linguagem desenvolvidas nas atividades de leitura e interpretação de texto propostas em um livro didático de Língua Portuguesa. Para tanto, nos respaldamos nas contribuições do Interacionismo sociodiscursivo tendo como concepção a linguagem enquanto interação, sendo produtora de sentidos, e constitutiva do ser dialógico, bem como postula Bronckart (2008) e Cristóvão (2007). Desse modo, utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa e intrepretativista de caráter documental. A escolha em analisar o livro didático de Português se deve por este ser um instrumento pedagógico que serve como orientação do trabalho do professor a ser desenvolvido em sala de aula na formação de leitores. Os resultados apontaram que o livro apresenta propostas adequadas no que se refere ao desenvolvimento de capacidades de linguagem e tem contribuído para a formação de leitores ativos e reflexivos. Palavras-chave: Leitura. Interpretação. Livro didático. Capacidades de linguagem.