FUNDAMENTOS DIALÓGICOS PARA A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Authors

  • Gabriela Debas dos Santos CLERISI Universidade Federal de Santa Catarina

Keywords:

Linguagem, Ensino de Línguas

Abstract

O estudo apresentado neste artigo trata sobre os fundamentos dialógicos para a prática de análise linguística (PAL) em contexto de Educação Básica. Com os objetivos de discutir as contribuições teórico-metodológicas dos escritos do Círculo de Bakhtin para a PAL e apontar encaminhamentos teórico-metodológicos ao professor de LP para o trabalho com a prática em questão, fundamentamo-nos nos escritos do Círculo de Bakhtin. Para tanto, buscamos compreender a concepção de língua(gem) proposta pelos teóricos do Círculo, trazendo entendimentos quanto aos seguintes conceitos: sujeito, discurso, enunciado, gêneros do discurso, ideologia e valoração social. Para além disso, tratamos sobre as práticas de ensino e aprendizagem de LP, a partir das unidades básicas do ensino de LP, da abordagem operacional e reflexiva da língua(gem), e do que é/de que se trata a PAL. Assim, a partir de uma abordagem enunciativo-discursiva de base dialógica, propomos um caminho para o professor trabalhar com a PAL em sala de aula, pautado em uma sustentação teórica e em uma sustentação metodológica. A partir dessas sustentações, constatamos que o ensino de LP precisa acontecer com base nos sujeitos e suas especificidades, entendendo que os contextos sócio-histórico-culturais diferem-se a todo tempo, e assim caminham juntamente às individualidades da língua(gem) e às demandas dos sujeitos no que tange aos seus anseios discursivos.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Gabriela Debas dos Santos CLERISI, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciada em Letras Português/Ingles pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Mestr em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina, e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina. Linha de pesquisa da Linguística Aplicada: Ensino e aprendizagem de língua materna.

Published

2019-03-23

How to Cite

CLERISI, G. D. dos S. (2019). FUNDAMENTOS DIALÓGICOS PARA A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. Applied Linguistics Pathways, 20(1), 108–130. Retrieved from https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/2724

Issue

Section

Artigos