TEXTUALIDADE E TEXTUALIZAÇÃO EM PAPEL E BLOG DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS
Keywords:
Blog. Hipertexto on-line. Textualidade. Textualização.Abstract
O blog é um gênero digital inserido no contexto das transformações sociais e tecnológicas ocorridas no campo das comunicações propiciadas pela abertura e avanço da internet – as TIC’s – que impulsionaram a utilização de aparatos tecnológicos digitais on-line como ferramentas pedagógicas de ensino-aprendizagem de textos na escola. Este artigo objetiva investigar se a escrita de textos produzidos no gênero blog produz mudanças que podem auxiliar o aluno a produzir bons textos do ponto de vista de sua textualidade. Para atingir esse objetivo, analisamos o processo de textualidade e textualização de dois textos escritos por uma dupla de estudantes do ensino médio, sendo um produzido no suporte papel e outro produzido diretamente em um blog. Ancoramo-nos, teoricamente, em Bakhtin (2003) a respeito da teoria do gênero discursivo; em Marcuschi (2004) e Komesu (2005) para o delineamento do gênero blog; em Xavier (2002) sobre o conceito de hipertexto on-line; e em Koch (2015) e Costa Val (2004) sobre os conceitos de textualidade e textualização. No blog, o processo de construção textual no contexto do hipertexto on-line oportunizou a produção de um texto coeso e coerente. Para isso, foram recrutados aspectos linguísticos e discursivos característicos do ambiente hipertextual on-line. Já no suporte papel, a dupla produziu um texto também coeso e coerente, recrutando formas lexicais e sintáticas em favor da discursividade a respeito do tema em questão, mas buscando constituir um sentido intimamente atrelado à forma genérica que escolheram para produzir seu texto, nesse caso a redação escolar do tipo dissertativo-argumentativo.