VOLUNTEERING VIA WHATSAPP: SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM MÓVEL NO ENSINO DE LÍNGUAS

Authors

  • Daniela Santos AIRES Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Keywords:

Aprendizagem móvel, Ensino de línguas, Pensamento complexo, TDIC.

Abstract

A contemporaneidade revela-nos o estabelecimento da cultura digital nas práticas sociais, bem como sua incorporação às práticas educacionais. Nesse contexto, a aprendizagem móvel (m-learning) apoia a aprendizagem fora da sala de aula (UNESCO, 2014), ao oferecer a oportunidade de construção de conhecimento e de interação a qualquer tempo e em qualquer lugar. No entanto, as questões tecnológicas referentes a interfaces, conectividade e mobilidade são apenas a ponta do iceberg. Discussões a respeito do papel da tecnologia nas relações de ensino-aprendizagem, a construção de conhecimento e as concepções teóricas que respaldam as práticas educacionais no ensino de línguas via dispositivos móveis são aspectos relevantes para serem aprofundados. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é tecer reflexões a respeito do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e das implicações da aprendizagem móvel (m-learning) no ensino de línguas, sob um enfoque convergente entre Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006) e Pensamento Complexo (MORIN, 2015a, 2015b), além de apresentar uma proposta de situação de aprendizagem móvel: Volunteering via WhatsApp, desenhada a partir das concepções de Saccol, Schlemmer e Barbosa (2011) e do Design Educacional Complexo (FREIRE, 2013). 

Author Biography

Daniela Santos AIRES, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutoranda e Mestra (2014) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Autora: Quem sou eu entre línguas? Identidade, intercâmbio e complexidade em cena (CRV, 2017). Possui graduação em Letras, Tradutor/Intérprete- Português/Inglês pelo Centro Universitário Ibero-Americano (2010). Trabalha com ensino de língua inglesa desde 2007 e desenvolve pesquisa a respeito da constituição da identidade nas relações entre línguas e culturas. Membro do Grupo de Pesquisa sobre a Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica e Complexidade/CNPq (LAEL/PUCSP). Contato: danielasa.educacional@gmail.com

Published

2021-01-26

Issue

Section

Artigos